Tese de Doutoramento Relaciona Rendimento Básico com Melhor Saúde Mental

Tese de Doutoramento Relaciona Rendimento Básico com Melhor Saúde Mental

17 de Junho, 2016 0

Saúde mental

Sergi Raventós, da Universidade Autónoma de Barcelona, realizou, recentemente, uma tese de doutoramento que analisa os efeitos de um rendimento básico na saúde mental, demonstrando que fatores como a desigualdade e a instabilidade económicas têm um efeito prejudicial na saúde mental.

Neste trabalho, o autor examina experiências com um rendimento básico realizadas na Índia, Namíbia, Carolina do Norte, Alasca e no Quénia e conclui que, entre outros benefícios, um rendimento incondicional, ou RBI, é responsável por melhorias na saúde mental das comunidades onde é implementado, assim como pela redução de desigualdades socias e da pobreza.

O estudo considera as desigualdades sociais e especialmente as de rendimentos e o modo como elas afetam a saúde mental, salientando a importância de políticas que visem a proteção social e económica- vistas como essenciais para oferecer estabilidade e segurança às vidas das pessoas.
A pobreza, desemprego e instabilidade laboral resultantes da atual situação económica em Espanha têm sido, na opinião de Sergi Raventóz, combatidos, ineficazmente, com medidas e “estratégias obsoletas” que têm “contribuído para piorar a insegurança económica que, como diversos projetos de investigação têm demonstrado, tem consequências graves para a saúde mental” – daí o aumento de casos de problemas psicológicos que se tem verificado no país, argumenta o autor.

Raventós, Sergi (2016) Desigualdade Socioeconómica e Saúde Mental: A proposta de um Rendimento Básico como um método de proteger e promover a saúde mental. Barcelona: Universidade Autónoma de Barcelona (Tese de Doutoramento)

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário