Presidente de Taiwan é Chamada de “Extremista” por ser Solteira

Presidente de Taiwan é Chamada de “Extremista” por ser Solteira

28 de Maio, 2016 0

Um artigo publicado na agência de notícias chinesa Xinhua afirma que a nova Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, tem um “estilo extremista”. O autor do texto, um dirigente do Exército da China, acusa a presidente de extremista devido ao seu “estilo errático”, por ser solteira e não ter filhos.

“Como uma política solteira, Tsai Ing-wen não tem o peso emocional do amor, da família ou dos filhos, então o seu estilo político e as suas estratégias são apresentados de forma mais emocional, pessoal e extrema”, escreveu. O texto diz ainda que o “comportamento errático” de Tsai influencia as suas ações no governo.
A reação ao artigo levou a que Xinhua retirasse o polémico texto da sua edição eletrónica. No entanto, o texto original já tinha sido partilhado na rede social chinesa Weibo.

O gabinete de Tsai disse não ter interesse em reagir ao texto – que aconselhava a nova Presidente a corrigir o seu “estilo errático” antes de anunciar “planos de longo prazo para Taiwan”.
Grande parte da indignação online veio da China, com comentários que classificavam os argumentos usados no artigo como “ofensivos”, “discriminatórios” ou “estúpidos”.

Tsai Ing-wen, de 59 anos, foi a primeira mulher a ser eleita Presidente em Taiwan. Formada em Direito, entre Taiwan, Reino Unido e EUA, é fã de gatos e defende os direitos dos animais e o casamento homossexual. Segundo o New York Times, Tsai Ing-wen escreveu num vídeo no Facebook: “Quando se trata de amor, todos são iguais”.
Pequim considera Taiwan como parte do seu território, e apenas 22 países reconhecem Taiwan oficialmente.

Fontes: Público, DN e El País
Foto: Olivia Harris/Reuters

Existe uma personagem animada estilo anime baseada em Tsai Ing-wen, a pequena Ing 3D (3D小英) e no seu gato, Xiang Xiang.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário