Creches na Finlândia Vão Ter Refeições Vegans

Creches na Finlândia Vão Ter Refeições Vegans

22 de Maio, 2016 0

Criança come

Segundo a emissora pública da Finlândia, YLE, o Conselho Municipal de Helsínquia aprovou a disponibilização de refeições vegans em 20 creches da capital, durante um período de avaliação de um ano. Pretendem, com isto, determinar o custo de providenciar comida vegan às crianças, o que, segundo as suas estimativas, acresceria um valor diário de 4,40€ às refeições oferecidas – pequeno-almoço, almoço e lanche.

Embora muitas creches da cidade ofereçam refeições vegetarianas, algumas incluem ovos e lacticínios, que não fazem parte da dieta vegan. Um estudo recente sobre creches descobriu 27 famílias vegans que têm de preparar a própria comida aos filhos. Os funcionários das creches estimam, no entanto, que cerca de 125 famílias optariam pela refeição vegan para os seus filhos se esta estivesse disponível.

O período de avaliação foi aprovado por uma pequena maioria liderada pelos Verdes e pela Aliança da Esquerda e uma decisão final ainda precisa de receber a aprovação da Câmara Municipal. Laura Räty, da Coligação Nacional conservadora, estima que esta medida poderia ter um custo acrescido, para os contribuintes, de até 123 000€ anuais, o que segundo a mesma “não é possível… com a situação económica e o quadro orçamental atuais”.

Isto faz-nos pensar se terão ponderado utilizar opções mais económicas e naturalmente vegans, como as leguminosas, os cereais e os vegetais. Seria ótimo incluir todas as últimas novidades vegans, mas não há necessidade de se aumentarem as despesas de um tal modo que acabem por inviabilizar a própria iniciativa.

Fonte: Ecorazzi

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário