Tigre Declarado Extinto no Camboja

Tigre Declarado Extinto no Camboja

8 de Abril, 2016 1

Tigres

Os tigres do Camboja foram declarados “funcionalmente extintos”. A caça furtiva intensiva, tanto dos tigres como das suas presas, terá sido a causa da rápida diminuição dos felinos nas florestas da província de Mondulkiri, no nordeste do Camboja.
“Atualmente, já não há populações de tigres férteis no Camboja, e eles foram por isso declarados funcionalmente extintos”, refere um comunicado da Fundação Mundial para a Vida Selvagem FMVS.
As últimas imagens de um tigre captadas por uma câmara da floresta protegida de Mondulkiri datam de 2007.

Entretanto já iniciaram conversações com países como a Índia, Tailândia e Malásia para o fornecimento de tigres selvagens que serão levados para as florestas do Camboja, no âmbito de um plano, revelado esta quarta-feira (6 de abril), para a reintrodução destes felinos.

“Esta será a 1ª reintrodução de tigres transnacional a ocorrer no mundo e será baseada nas melhores práticas de bem-sucedidas reintroduções levadas a cabo dentro da Índia”, indica a Fundação Mundial para a Vida Selvagem.
O plano passa, também, pelo reforço das medidas legais contra a caça furtiva. Os tigres serão reintroduzidos na floresta protegida de Mondulkiri. “Numa fase inicial, queremos reintroduzir 7 ou 8 tigres – 2 machos e 5 ou 6 fêmeas”, disse Keo Omaliss, diretor do departamento de vida selvagem e diversidade da Administração Florestal. O governo precisará entre 18 a 44 milhões de euros para o projeto.

Chhith Sam Ath, diretor da FMVS no Camboja, disse que os tigres são uma espécie icónica e parte da herança natural do país. “Trazer os tigres de volta ao Camboja será o maior feito conservacionista deste género e iria apoiar os esforços de conservacionistas de toda aquela região”, refere.
A caça furtiva e a desflorestação têm vindo a dizimar os tigres na Ásia, atualmente reduzidos a uma população de apenas 2154, segundo uma estimativa da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Fonte: Expresso
Foto: Lotse

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

One thought on “Tigre Declarado Extinto no Camboja
  1. Anónimo

    Não satisfeitos com a matança… Agora querem importar tigres de outros locais para a mesma continuar!

    Do melhor que os animais Umanos têm para oferecer.

    8 de Abril, 2016
Deixe um comentário