Polónia Aprova Abate de Árvores em Grande Escala na Última Floresta Virgem da Europa

Polónia Aprova Abate de Árvores em Grande Escala na Última Floresta Virgem da Europa

27 de Abril, 2016 2

Bisontes na floresta Białowieża

A Greenpeace acusa o governo de ignorar os cientistas em relação à floresta Białowieża, lar de 20 000 espécies de animais e das mais altas árvores da Europa.

A Polónia aprovou a exploração madeireira em grande escala na última floresta virgem da Europa para combater uma infestação de besouros – Ips typographus -, apesar dos protestos dos cientistas, ecologistas e da União Europeia.
“Estamos a agir para restringir a degradação de habitats importantes, para inibir o desaparecimento e migração de espécies importantes deste local”, explica o ministro do ambiente, Jan Szyszko.

Szyszko garantiu que os planos de abate de árvores não se aplicariam a áreas protegidas da floresta primitiva que foi designada, em 1979, Património Mundial da UNESCO. Mas, segundo o novo plano, deitar-se-ão abaixo mais de 180 000 metros cúbicos de árvores de outras áreas da floresta, ao longo de uma década, tornando os planos anteriores que estipulavam 40 000 metros cúbicos, durante o mesmo período de tempo, diminutos em comparação.

A Greenpeace acusou o ministro de ignorar as vozes dos cidadãos e dos cientistas, a Comissão Europeia, a Unesco e as organizações de conservação”. Juntamente com outros grupos ambientalistas, a organização afirmou, também, que este abate de árvores poderia levar a UE a iniciar procedimentos punitivos contra a Polónia, por violar o seu programa Natura 2000.
Estendendo-se ao longo de 150 000 hectares, a floresta Białowieża passa a fronteira polaca com a Bielorrússia, onde está protegida, na sua totalidade, com um parque natural.

É lar de 20 000 espécies de animais, incluindo 250 tipos de pássaros e 62 espécies de mamíferos – entre os quais, o maior da Europa, o bisonte.
As maiores árvores do continente europeu – abetos com 50 m de altura, carvalhos e freixos com 40m – também prosperam aqui, num ecossistema intocado por mais de 10 milénios.

Fonte: The Guardian
Foto: David Levene

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

2 comments on “Polónia Aprova Abate de Árvores em Grande Escala na Última Floresta Virgem da Europa
  1. Mel

    Incrível como um único homem consegue provocar tantos estragos -.-

    27 de Abril, 2016
  2. UniPlanet

    Olá Mel,
    Já sabemos que a Natureza nunca faz parte da agenda dos Senhores políticos…
    Um abraço,
    Mab

    28 de Abril, 2016
Deixe um comentário