Portugal Tem Duas Novas Reservas da Biosfera – UNESCO

Portugal Tem Duas Novas Reservas da Biosfera – UNESCO

23 de Março, 2016 0

Reserva da Biosfera do Boquilobo

As duas candidaturas a Reserva da Biosfera – Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional, apresentada por Portugal e Espanha, e a Reserva da Biosfera Fajãs de S. Jorge, nos Açoresforam aprovadas pelo Comité de Coordenação Internacional do Programa Científico “O Homem e a Biosfera” (Man and Biosphere – MAB), da UNESCO, que se reuniu em Lima, Peru.

A Reserva da Biosfera Tejo /Tajo Internacional é a 3ª Reserva da Biosfera Transfronteiriça existente entre Portugal e Espanha.
A 1ª Reserva da Biosfera Transfronteiriça foi aprovada em 2009 e localiza-se no Gerês-Xurés e a 2ª, a da Meseta Ibérica, foi aprovada em 2015 e localiza-se no Nordeste Transmontano.
Portugal passa agora a contabilizar 10 Reservas da Biosfera, num universo de mais de 600, espalhadas por 119 Estados-membros, a nível mundial.

As Reservas da Biosfera são áreas classificadas, representativas dos principais ecossistemas mundiais (terrestres, marinhos e costeiros), estabelecidas pelos Estados-Membros da UNESCO e reconhecidos pelo Programa MAB.
Trata-se de territórios promotores de um desenvolvimento sustentável, com base na ciência e nos esforços das comunidades locais, contribuindo para a redução da perda da biodiversidade, a partir de uma abordagem científica, ambiental, social e de desenvolvimento, sendo que as leis em vigor são as existentes em cada um dos Estados-membros.

A Reserva da Biosfera do Boquilobo viu igualmente aprovado o seu pedido de alargamento do território, passando agora a integrar também o Município de Torres Novas, para além da Golegã. “Este alargamento irá imprimir uma nova dinâmica neste território, o qual foi o 1º português a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, em 1981”, refere o Ministério.

Fonte: TSF
Foto: mediotejo

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário