Segundas Sem Carne: 7 Receitas Vegetarianas e Vegans [Vídeos]

Segundas Sem Carne: 7 Receitas Vegetarianas e Vegans [Vídeos]

1 de Fevereiro, 2016 0

Sandes vegetariana

As 2as sem carne ou Segunda sem carne, no Brasil, fazem parte de uma campanha mundial que incentiva aqueles que não são vegetarianos ou vegans a evitar a carne e o peixe no primeiro dia da semana.

O slogan Meatless Monday (Segunda sem carne) é um velho slogan usado nos EUA durante a I Guerra Mundial, que apelava à privação da carne à segunda-feira, a par de outros racionamentos, num esforço para suportar as tropas norte-americanas e apoiar a Europa, faminta e destruída. Na época, cunharam-se moedas com este slogan, distribuíram-se folhetos e livros de receitas com menus alternativos. Em 2003, o lema renasceu em prol de uma vida mais saudável e em defesa do planeta. A cidade de Gent, na Bélgica, foi a primeira a aderir oficialmente ao ‘Dia Vegetariano’, seguindo-se São Francisco e outras localidades nos EUA.

Paul Mccartney e as filhas, Stella e Mary, são os rostos mais visíveis da campanha Meat Free Mondays, às quais já aderiram Bryan Adams, Sheryl Crow, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey.

De seguida, apresentam-se 7 receitas vegetarianas (sem carne nem peixe, mas com ovos e lacticínios) ou vegans (sem qualquer ingrediente de origem animal):

1. Empadão vegan de seitan e cogumelos

Um empadão de batata com recheio de seitan e cogumelos.

2. Hambúrgueres vegans

Hambúrgueres feitos de soja.

3. Panquecas vegans coloridas


Panquecas de aveia, beterraba, couve ou cenoura. A receita do recheio pode ser vista aqui

4. Spätzle vegetariano

Um prato típico da culinária da Alemanha, Áustria e Hungria, numa versão vegetariana.

5. Strogonoff de palmito

Strogonoff de palmito e cogumelos.

6. Risoto italiano com courgettes recheadas

Courgettes recheadas com queijo cottage e tomatinhos, acompanhadas com um risoto italiano de arroz arbóreo, mozarela e castanhas-do-brasil.

7. Bifum vegan

Bifum (massa oriental feita de arroz) com salsa, ervilhas e cenoura picada.

Chefs como Jamie Oliver e Mario Batalire inventaram pratos sem carne e participaram no livro de Paul Mccartney “Meat Free Monday Cookbook”. O livro escrito em colaboração com as filhas, propõe um menu vegetariano completo para todas as segundas-feiras do ano, com receitas da família e contribuições de celebridades.

Em Portugal, Rui Reininho é uma das figuras públicas que apoiam a campanha 2as sem carne.
Quando era criança, Reininho acompanhava a mãe e o padrinho no trabalho e diz que foi criado a visitar matadouros e feiras de gado. “Sei o que isso representa ainda nos meus pesadelos”, conta.
A atriz Sandra Cóias há muito que aplica os preceitos do vegetarianismo: “Não compreendo como o ser humano é capaz de criar e abater os animais de forma brutal. Mal tive a noção de que era possível viver sem os incluir na minha alimentação, decidi de imediato fazê-lo”.
O guitarrista Joel Xavier e o coreógrafo César Augusto Moniz são outros dos nomes que apoiam a iniciativa, dinamizada pelas Associações Vegetarianas portuguesas e pelo PAN, o partido pelos animais e pela natureza.

Fontes: The Huffington Post Brasil e Sol

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário