Todos os Dias Morrem 16 mil Crianças no Mundo

Todos os Dias Morrem 16 mil Crianças no Mundo

26 de Outubro, 2015 0

Todos os dias morrem 16 mil crianças no mundo, com menos de 5 anos; 11 crianças por minuto.

A mortalidade infantil no mundo caiu mais da metade nos últimos 25 anos, segundo dados divulgados pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números mostram que as mortes de crianças menores de 5 anos caíram de 12,7 milhões em 1990 para 5,9 milhões em 2015. Sendo a primeira vez que o índice fica abaixo de 6 milhões.

O relatório “Níveis e tendências da mortalidade infantil 2015” alerta que 16 mil crianças menores de 5 anos morrem todos os dias no mundo e que a queda de 53% não é suficiente para alcançar a meta de reduzir em 2/3 o índice até ao final deste ano. Atualmente, 5 em cada 10 mortes de crianças são registadas na África Subsariana e 3 em cada 10, no Sul da Ásia.
De acordo com o relatório da OMS, os dias que se seguem ao nascimento constituem o maior desafio a ser vencido, já que 45% dos óbitos registados entre menores de 5 anos ocorrem nos primeiros 28 dias de vida. Prematuridade, pneumonia, complicações durante o parto, diarreia e malária representam as principais causas de morte, sendo que quase metade dos óbitos entre crianças está associada à subnutrição.
A maior parte das mortes entre crianças pode ser facilmente evitada por meio de intervenções comprovadas e prontamente disponíveis”, destacou o relatório. Os dados indicam que a redução da mortalidade infantil no mundo pode ser acelerada de forma considerável se os esforços se concentrarem nas regiões onde os índices são maiores e em recém-nascidos.
A chance de sobrevivência de uma criança pode variar amplamente conforme o local onde ela nasceu, menciona o relatório. A África Subsariana tem a maior taxa de mortalidade infantil no mundo, 1 em cada 12 crianças morre antes de completar o 1º ano de vida.

Fonte: Agência Brasil

[Download] Relatório 2015 – Níveis e Tendências da Mortalidade Infantil

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário