Os Vilões do Consumo de Energia

Os Vilões do Consumo de Energia

15 de Outubro, 2015 0

O ar-condicionado, o frigorífico, o ferro de passar e o micro-ondas são alguns dos eletrodomésticos que mais consomem energia em casa.

É importante levar em consideração a potência do equipamento na hora de comprar. Quanto mais potente, mais consumo de energia e mais custo“, informa Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Coelba.

Frigorífico

Dica: Fazer o teste para verificar se a porta está com a borracha gasta. Utilize um papel e feche a porta, se permanecer firme no lugar é porque não é preciso trocar a borracha. Caso contrário, deve trocá-la por uma nova. Manter a porta fechada pois o abre e fecha obriga o eletrodoméstico a ficar mais tempo ligado, gastando mais.

Ar-condicionado

Dica: Utilizá-lo apenas em períodos que estejam realmente quentes e escolher um equipamento que se adeque ao ambiente em que ele é usado, ou seja, nem mais, nem menos potente. Programar o termostato para desligar automaticamente quando a temperatura de fora diminuir. Especialistas aconselham que coloque pelo menos 32 cm de material isolante no teto, assim o ar-condicionado não tem que trabalhar tanto.

Ferro de passar

Dica: Para não gastar tanto com o ferro, junte o maior número possível de peças de roupa e passe tudo de uma única vez, evitando o ligar e desligar.

Máquina de lavar

Dica: Usá-la com o maior número possível de peças de roupa. Evitar rotações desnecessárias abaixo da capacidade total, pois cada uma delas consome uma grande quantidade de energia, além de gastar mais água.

Micro-ondas

Dica: Retirá-lo da tomada depois de o utilizar. Evite descongelar alimentos no micro-ondas.

Fonte: iBahia

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário