Orlando Ribeiro: Itinerâncias de um geógrafo (documentário)

Orlando Ribeiro: Itinerâncias de um geógrafo (documentário)

12 de Fevereiro, 2011 0
No dia 13 de Fevereiro de 2011, às 21h00, a RTP2 vai exibir o documentário “Orlando Ribeiro, Itinerâncias de um geógrafo” realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes. Um documentário que comemora o centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997), o fundador da geografia moderna portuguesa.

“Tudo lugares onde o campo está perto, onde era possível estar só, passear por sítios aprazíveis, apanhar amoras e, na beira dos caminhos, cortar canas para fazer brinquedos”, contou nos seus escritos, reunidos em Memórias de Um Geógrafo (Edições João Sá da Costa, 2003). “O gosto da geografia devo-o ao amor da natureza e da vida do campo, desenvolvido em longos passeios a pé“, continuava. “A partir destas recordações de infância, sinto-me profundamente enraizado na vida obscura do meu povo. Criado entre gente simples e humilde, fiquei sempre fiel às origens, ao gosto de uma vida sóbria (…).”

Formou-se em História e Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e aí contactou pela primeira vez com o etnógrafo Leite de Vasconcellos, já aposentado, a quem chamava “mestre”. Em 1934, começou a fazer várias viagens por Portugal, como bolseiro do Instituto de Alta Cultura, e a preparar a tese de doutoramento Arrábida – Esboço Geográfico, que terminou dois anos depois. No ano seguinte, 1937, partiu como leitor de português para a Universidade Paris-Sorbonne, onde esteve até 1940 e onde também estudou geografia. Nesse período, entre 1936 e 1940, no intervalo dos anos lectivos, correu Portugal de uma ponta a outra, sobretudo a Beira Baixa, zona de contraste entre o Norte e o Sul, rica para um trabalho em que se aplicassem os métodos da geografia moderna – sempre acompanhado por um objecto precioso, uma máquina fotográfica, dando azo a uma das suas paixões.

Com o primeiro dinheiro que ganhou com as aulas de Português em Paris, fez logo uma compra. “Uma boa máquina fotográfica, que conservou ao longo da vida”, conta Suzanne Daveau, que conheceu o geógrafo numa conferência em Estocolmo e veio a casar-se com ele em 1965. “Ficou tão contente com esta compra que escreveu logo ao mestre, Leite de Vasconcellos: “Comprei uma máquina Leica, que me custou chorudos um conto e oitocentos [nove euros a preços actuais] – e não 18 tostões -, mas que faz tudo o que é preciso e só tem o inconveniente de tornar as excursões mais caras. Era, porém, um traste indispensável que fica incondicionalmente ao seu dispor nas excursões que fizermos juntos.”

O seu trabalho mais famoso é “Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico“, editado pela primeira vez em 1945 (actualmente publicada pela Livraria Sá da Costa Editora). Palavras de Orlando Ribeiro: “Publiquei um livro ambicioso no título e no conteúdo: Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, primeiro ensaio de síntese na destrinça de influências e relações que se entrelaçam na terra de Portugal.”

José Mattoso sublinha a importância deste livro. “Na altura, os historiadores não se aperceberam de que isso obrigava a uma nova concepção da História de Portugal, tanto mais que o regime salazarista tinha uma ideologia extremamente unitária do país e fundamentava a sua ideologia na unidade fundamental de Portugal“, diz o historiador. “E o que o professor Orlando Ribeiro veio trazer foi a demonstração de que não havia unidade, há diversidade.”

Orlando Ribeiro fundou, em 1943, o Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa, a primeira instituição nacional de investigação na disciplina, e a que presidiu até 1973. A geografia em Portugal ganhou então uma dimensão internacional.

É no CEG que está a colecção de imagens do geógrafo, cerca de 11 mil. Tem 10 mil fotografias a preto e branco e as restantes imagens são diapositivos. Tirou-as não só em Portugal, mas nos vários países que percorreu, desde o Brasil e México até Marrocos, Egipto e as ex-colónias, com excepção de Timor. E não só fotografava, como desenhava muito nos cadernos de campo, que depois usava como documentação.

Em Portugal, viajava numa 4L. “Era um carro alto, que conseguia atravessar os caminhos maus, os rios”, diz Suzanne Daveau. “O Orlando conhecia a fundo Portugal. Queria mostrar-me os lugares que conhecia. Mas de vez em quando chegávamos a uma aldeia e ele dizia: “Ah, nesta aldeia nunca estive!” Ficava felicíssimo por descobrir uma coisa que não conhecia.”

Tal como no vulcão dos Capelinhos, documentou e fotografou profusamente a erupção na ilha do Fogo, em Cabo Verde, em 1951. No livro “A Ilha do Fogo e as Suas Erupções”, de 1954, não se esqueceu também das provações por que passava a população com a seca e as fomes, no capítulo As crises: miséria e redenção. Ao contrário do resto do livro, enviado à Junta de Investigações do Ultramar, esse capítulo seguiu logo para a tipografia, para evitar que fosse censurado. “O Orlando já era conhecido internacionalmente. Como na altura era vice-presidente da União Geográfica Internacional, não tiveram a coragem de suprimir o livro”, conta Suzanne Daveau.

Também não fica esquecida a sua paixão pela música, a ponto de Ilídio do Amaral se lembrar de um episódio: “Resolveu que num dia da semana, salvo erro sexta-feira, o seu grupo de assistentes ouviria música clássica. Comprámos um gira-discos, eu trouxe da minha colecção, ele trouxe da dele, punha-se a tocar. E ele, Orlando Ribeiro, explicava.” Paixão que transparece nas Memórias de Um Geógrafo, nomeadamente pelo Adágio da Sétima Sinfonia de Bruckner, “muito solene e muito lento”, dizia. “É qualquer coisa de arrepiantemente exacto e subtil – qualquer coisa que só o poder divino é capaz de insuflar, quase para além do humano e, no entanto, terrivelmente sentido por um espírito ávido de precisão.”

“Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo” teve o patrocínio da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Fundação Gulbenkian.

Este Documentário é uma co-produção da B’lizzard e da RTP2 e contou com a CIDAADS como produtora associada.

Fontes: Público e RTP2

 
Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário