Aranha Tece Teias à Prova de Bala

24 de Setembro, 2010 0
A aranha Caerostris darwinin é uma das mais recentes descobertas científicas. Vive na selva de Madagáscar e tem a capacidade de produzir fios de seda dez vezes mais fortes do que o Kevlar, um dos materiais mais resistentes e o principal componente dos coletes à prova de bala.
Medem em média 3cm e conseguem produzir teias com 3m quadrados. As linhas que produzem chegam a medir 25m (as mais longas linhas e as maiores teias de que há registo na natureza).
A teia de grandes dimensões tem de “absorver uma quantidade enorme de energia cinética antes de partir” e é “dez vezes melhor que o Kevlar”, dizem os investigadores.
Uma equipa conjunta da Universidade de Porto Rico e da Academia de Ciências da Eslovénia vai estudar a estrutura molecular do material, para compreender o que torna estas teias tão resistentes.
O comportamento e hábitos alimentares da darwinin são relativamente desconhecidos, mas os cientistas acreditam que estas teias possam capturar – para além de insectos pequenos – pássaros e morcegos.

Fonte: ionline


Consulte o artigo cientifico de Agnarsson e Kuntner aqui: http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0011234

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário