Portugal já foi um País Sem Touradas

Portugal já foi um País Sem Touradas

20 de Outubro, 2009 4

No ano de 1836, Passos Manuel, ministro do reinado de D. Maria, promulgou um Decreto no qual proibia as touradas em todo o país (Diário do Governo nº229, de 1836):

“Considerando que as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de Nações civilizadas, bem assim que semelhantes espectáculos servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade, e desejando eu remover todas as causas que possam impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa, hei por bem decretar que de hora em diante fiquem proibidas em todo o Reino as corridas de touros.

A 1 de Novembro de 1567, o Papa Pio V publicou a bula “De salute gregis dominici”, ainda em vigor:

“(…) Nós, considerando que estes espectáculos que incluem touros e feras no circo na praça pública não têm nada a ver com piedade e a caridade cristã, e querendo abolir estes vergonhosos e sangrentos espectáculos, (…) proibimos terminantemente por esta nossa constituição (…) a celebração deste espectáculos(…)”

A 15 de Outubro de 1978, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Artigo 10º:

“Nenhum animal deve ser explorado para entretenimento do homem. As exibições de animais e os espectáculos que se sirvam de animais, são incompatíveis com a dignidade do animal.”

Ao fazer do sofrimento de um animal um meio de diversão, o Ser Humano está a propagar e banalizar a violência gratuita como forma de ser e estar na sociedade. De geração em geração, o sofrimento alheio banaliza-se no inconsciente colectivo.

Referência: acçãoanimal
Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

4 comments on “Portugal já foi um País Sem Touradas
  1. Manuela Araújo

    Pois é Mab, andámos para trás no tempo!

    E porque este blogue faz parte da solução e não do problema,deixei lá no Sustentabilidade é Acção um selo-prémio para este blogue.
    Com um abraço.

    21 de Outubro, 2009
  2. UniPlanet

    Obrigado Manuela por terem escolhido de novo O Único Planeta que Temos!
    Abraços e continuem o bom trabalho!

    21 de Outubro, 2009
  3. Francisco Coelho

    Obrigado,pelo meme,que eu recebo com muita satisfação,e ofereço a todos aqueles que tem consciencia que temos que colaborar com o meio ambiente.

    abraços

    22 de Outubro, 2009
  4. UniPlanet

    Chicoelho,

    não precisa de agradecer pois está de parabéns pelo seu blog. Continue o excelente trabalho!

    Mab

    24 de Outubro, 2009
Deixe um comentário