Estradas Inteligentes

Estradas Inteligentes

28 de Setembro, 2009 3

Imagine uma estrada feita de painéis solares, que se adapta às condições do trânsito e onde as pinturas são substituídas por pequenas lâmpadas led, que têm a vantagem de manter a estrada iluminada durante a noite. O protótipo já existe e a empresa que o fabricou até recebeu financiamento público dos Estados Unidos.

O modelo de pavimento também pode ser aplicado a parques de estacionamento a céu aberto. A Solar Roadways, empresa que fabricou o protótipo, diz que o seu modelo de estrada permite ainda detectar a presença de animais na estrada e advertir atempadamente os condutores para que reduzam a velocidade. Outros sensores permitem à estrada derreter neve e gelo, para tornar a condução mais segura.


Outra das vantagens apontadas pela empresa é a possibilidade de os veículos eléctricos se auto-recarregarem à medida que viajam nestas estradas, reduzindo assim a necessidade de grandes baterias e permitindo uma autonomia muito maior destes carros.

De acordo com os cálculos dos cientistas desta nova tecnologia, se a rede de estradas dos Estados Unidos da América incorporasse esta tecnologia como um todo, poderia ser gerada cerca de três vezes mais energia do que a que o país actualmente consome, sendo, segundo os responsáveis da empresa Solar Roadways “quase suficiente para abastecer o mundo inteiro”.

Referências: Ionline e pplware.sapo

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

3 comments on “Estradas Inteligentes
  1. Joana Azevêdo

    Nossa!!!
    Uma estrada assim parece até coisa de videogame!!!
    Essa idéia dos veículos elétricos se recarregarem na própria estrada é mto interessante tb do ponto de vista do gasto de energia individual q seria diminuído.

    29 de Setembro, 2009
  2. UniPlanet

    Sim, podemos dizer adeus ao asfalto! Espero realmente que estas estradas inteligentes substituam as velhas, uma vez que apresentam inúmeras vantagens!

    1 de Outubro, 2009
  3. Joana Azevêdo

    Com ctz!!! Eu só vi vantagens nessa idéia…

    1 de Outubro, 2009
Deixe um comentário