A Biotrem é a primeira e única fabricante de pratos e talheres descartáveis e biodegradáveis de farelo de trigo.



A Biotrem é a primeira e única fabricante de pratos e talheres descartáveis e biodegradáveis de farelo de trigo. Os seus produtos são 100% naturais e ecológicos, sendo feitos apenas com farelo de trigo comestível sem nenhum composto químico.

O UniPlanet falou com Artur Bednarz, da Biotrem, para ficar a conhecer este projeto.


UniPlanet (UP): Como tiveram a ideia de criar pratos comestíveis?

Para a maioria dos clientes internacionais os pratos descartáveis produzidos a partir de farelo de trigo são algo completamente novo, mas a nossa tecnologia tem quase duas décadas. O processo de produção de pratos e talheres de farelo de trigo foi inventado por Jerzy Wysocki, cujas tradições de moagem da família têm mais de um século.
O farelo trata-se das camadas exteriores duras dos cereais - trigo, centeio ou aveia. É um subproduto no processo de moagem de grãos e é geralmente usado para alimentar os animais. Uma pequena parte do farelo também é usada pela indústria alimentar. Mas, infelizmente, para muitos, o farelo é considerado desperdício.

É também um grande problema para a indústria de moagem, porque, em termos de peso, o farelo é apenas 30% do grão, mas em volume, é quase 100% do grão original. Isto requer espaço para armazenamento e precauções especiais no manuseamento, uma vez que não pode ser armazenado por mais de 14 dias.
Wysocki - moleiro e inventor - começou a pensar numa forma de transformar o farelo (e especialmente o farelo de trigo, que é o mais comum) em algo mais útil do que apenas alimentação animal ou composto.




UP: Porque decidiram usar farelo de trigo?

Atualmente, a Biotrem é uma empresa de tecnologia que desenvolve um processo inovador de produção de talheres e embalagens orgânicos. A nossa tecnologia patenteada permite o fabrico de pratos descartáveis a partir de matérias-primas orgânicas, como o farelo de trigo (amplamente disponível na nossa região), mas também de subprodutos de mandioca, ervas marinhas ou até algas. Os nossos produtos não são apenas seguros, naturais e biodegradáveis, como também reduzem os resíduos através da utilização de subprodutos orgânicos.
A Biotrem já está a vender os seus produtos em mais de 40 mercados por todo o mundo.
A nossa principal linha de produtos é a de pratos descartáveis totalmente biodegradáveis produzidos com farelo de trigo comprimido. Também produzimos talheres feitos a partir de uma mistura de bioplástico PLA e farelo de trigo.



UP: Porque devemos parar de usar pratos e talheres descartáveis de plástico?

De acordo com os estudos mais recentes, foram vendidos mais de 500 mil milhões de copos descartáveis em todo o mundo em 2016. As vendas globais de copos descartáveis - feitos de plástico, papel ou biomateriais processados - deverão ultrapassar os 850 mil milhões de unidades até ao final de 2026.
Só em França e no Reino Unido, os consumidores usaram cerca de 7,7 mil milhões de copos descartáveis em 2016. Menos de 1% foi reciclado. O resto acabou em aterros. Os números relativos ao consumo de outros artigos descartáveis - pratos, talheres, embalagens - são ainda mais aterradores.

As alternativas comuns ao plástico são a polpa orgânica (casca, fibra, celulose) ou os chamados bioplásticos, que não são mais ecológicos se considerarmos todo o processo de produção - incluindo a colheita, processamento, produção, utilização e, finalmente, a gestão de resíduos.
O farelo de trigo ou os subprodutos de mandioca são matérias-primas naturais, já disponíveis em grandes volumes, quase em todo o mundo.
Os pratos da Biotrem feitos de farelo de trigo são uma excelente alternativa para a maioria dos artigos de mesa descartáveis. Não permanecem durante dezenas de anos em aterros. Simplesmente desaparecem em apenas 30 dias, transformando-se num fertilizante de qualidade no compostor caseiro.



De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pelo Polish Packaging Research Institute, os pratos da Biotrem caracterizam-se pela sua pequena pegada ecológica. Isto deve-se à estandardização do processo de produção e ao uso de farelo de trigo como matéria-prima. O estudo sobre o ciclo de vida do produto mostrou que cerca de 66% do impacto ambiental dos pratos da Biotrem está relacionado com o cultivo, transporte, processamento e produção, sendo que a percentagem do impacto ambiental do farelo de trigo é de cerca de 30 a 35%. No caso de materiais convencionais usados no fabrico de artigos de mesa descartáveis, como os plásticos e o papel, o impacto ambiental é de 60 a 80%.

Graças à fácil e rápida biodegradação através da compostagem, os artigos da Biotrem têm uma participação mínima na gestão de resíduos.
Os pratos da Biotrem exibem um desempenho funcional muito melhor em comparação com os seus homólogos feitos de plástico e até de papel. Além disso, os plásticos - como provêm de um material fóssil e não renovável - têm uma influência ambiental significativa, especialmente em termos do impacto negativo no clima e no uso de combustíveis fósseis.
Para os produtos de mesa da Biotrem, a pegada de carbono expressa em kg CO2 eq por 1 kg varia entre 1,3 e 1,6 kg. Em comparação - para um peso equivalente de utensílios de mesa feitos de poliestireno - o valor da pegada de carbono é de 8,5 kg de CO2 eq.
Num futuro próximo, ao tornar possível o fabrico dos nossos produtos em todo o mundo, podemos torná-los ainda mais ecológicos (e reduzir a pegada geral de carbono), ao reduzir a necessidade do transporte de longa distância.



UP: Os vossos pratos aguentam temperaturas altas?

Os nossos produtos foram concebidos para uma utilização de curta duração para alimentos processados ou não processados, quentes ou frios. Aconselhamos que se sirvam as refeições quentes até 15 minutos antes de serem consumidas.
Os nossos produtos são fortes e estáveis. Podem ser usados confortavelmente e com segurança em casa, num piquenique, num restaurante ou em eventos ao ar livre.



Os pratos de farelo de trigo da Biotrem são testados a nível da segurança alimentar, para o uso no forno (até 180 ° C) e micro-ondas (até 750 W). Isto é algo que não se pode fazer com os artigos descartáveis habituais feitos de plástico ou papel. Até se pode cozer um pão ou assar um peixe ou carne nos nossos pratos ou taças.
E como os nossos produtos são feitos de farelo de trigo comestível, pode comê-los com segurança. A não ser que tenha alergia ao trigo ou sofra de doença celíaca. Por isso, já estamos a criar uma versão sem glúten dos nossos produtos.



UP: Onde podemos encontrar mais informações sobre os pratos de farelo de trigo da Biotrem?

Para saber mais sobre os nossos produtos, visite o nosso site e siga-nos nas redes sociais:
FB: biotrem
IG: biotrem_eu



Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.