Uma lista com 18 marcas portuguesas de bonecos e brinquedos mais sustentáveis feitos de madeira, tecido ou papel.



Nem sempre é fácil encontrar marcas de brinquedos diferentes dos que encontramos nas grandes superfícies, na sua maioria feitos de plástico. Quando quiser oferecer um brinquedo, opte pela qualidade em vez da quantidade, escolha brinquedos de pequenos produtores feitos à mão e troque o plástico por materiais biodegradáveis como, por exemplo, a madeira e o algodão. Alguns artesãos optam por tintas à base de água e recuperam a madeira que sobra dos excedentes da produção do mobiliário.

Para facilitar a sua vida, o UniPlanet criou uma lista com marcas portuguesas de brinquedos mais sustentáveis feitos de madeira, tecido ou papel.


Matilde Beldroega



Matilde Beldroega é a marca de Rita Pinheiro, que vende bonecos de pano feitos à mão, com fibras naturais como o algodão e o linho. Também faz bonecos personalizados.

Bicho Carpinteiro



Bicho Carpinteiro é uma marca de brinquedos de madeira (teatros de madeira, cavalinhos, casas de bonecas, tendas, etc.) feitos à mão, com grande atenção aos detalhes.

Dream Pillows



As Dream Pillows são almofadas bordadas à mão, feitas em Portugal, utilizando materiais criteriosamente selecionados, como linhas de alta qualidade e tecidos de algodão e linho puro.

Carrossel



A Carrossel é uma marca portuguesa de brinquedos feitos em madeira. Oferece brinquedos de origem tradicional, mas com linhas simples e um toque moderno. Cavalos de baloiço, piões de cordel, espadas, casas e berços para bonecos, pintados à mão com tintas de base aquosa, resultando em brinquedos que perduram no tempo.

Oficina do Alfredo



A Oficina do Alfredo é uma marca de brinquedos de madeira “feitos com amor”. Utilizam matérias-primas locais ou reciclam madeiras de mobiliário.

“Queremos partilhar o gosto de fazer algo que preserva o saber manual e que dá o exemplo de sustentabilidade que se pretende nos dias de hoje. Os brinquedos de madeira não devem ir para o lixo, podem sempre ser consertados e passar de geração em geração.”

Ricardo Rodrigues



Ricardo Rodrigues é um ilustrador e criador de bonecos de pano com grande pormenor.

Pukaca



A Pukaca é uma marca portuguesa de brinquedos de papel 100% reciclado que se constroem e ficam em 3D.

“Gostamos muito de saber que as nossas criações trazem alegria e felicidade a toda a gente.”

Amo-te Mil Milhões



A “Amo-te Mil Milhões” é uma marca que se dedica à criação de brinquedos e acessórios feitos à mão para crianças de todas as idades.

“Adoro imaginar os meus bonecos a passar de geração em geração, gastos de tão amados que são.”

Mi Mitrika



Mi Mitrika é um projeto de Alexandra Macedo. Um lugar onde reúne os seus interesses pelos tecidos, os fios, o desenho de padrões e a estamparia manual. Faz também bonecas às quais chamou Valentinas.

"Esta Valentina é uma menina determinada que escolheu ser senhora do seu nariz. Recusa-se a seguir qualquer imposição venha ela donde vier, é uma rebelde e não vai em modas."

Paralela



A Cidade de Cortiça da Paralela é um jogo feito em cortiça que permite construir casas, castelos, fábricas e tudo o que a imaginação permitir. Existem duas versões: 14 ou 27 blocos. Não traz instruções e vem dentro de um saco de pano cru.

“A ideia é estimular a criatividade das crianças e dos adultos, também.”

So So



A So So (“Assim assim”) é uma marca portuguesa que cria objetos inspirados em provérbios, adágios e expressões portuguesas. Fazem brinquedos em madeira como cães puxados por trelas com o provérbio “Cão que ladra, não morde”, rinocerontes, ovelhas ou, por exemplo, um mobile em forma de nuvem com o provérbio “Quem anda à chuva molha-se!”.

Ookaki



Os Ookaki são bonecos de pano que estão “desejosos de ir para a vossa casa, de ser abraçados” feitos em Évora.

Oficina do achado



A Oficina do achado é um projeto dedicado aos mais pequenos que recria jogos tradicionais com muita cor. Os brinquedos são feitos com materiais não tóxicos e são 100% artesanais.

Wood Toys



A Wood Toys produz brinquedos em madeira de modo artesanal, numa pequena oficina, que fazem com que os pais e avós relembrem os tempos de infância e as suas brincadeiras.

“Nesta fase que a sociedade atravessa, a sustentabilidade é algo que nos preocupa e por isso o facto de os nossos brinquedos serem em madeira faz com que sejam amigos do ambiente e não provoquem qualquer tipo de poluição sendo também restauráveis em caso de dano ou desgaste de uso poupando assim a Natureza.”

Joana em Banho Maria



Designer de formação, Joana Coelho é apaixonada pelo crochet e cria bonecos em amigurumi.

Nheko



Nheko (o diminutivo de boneco) é uma loja com alguns brinquedos exclusivos feitos em tecido ou madeira, fruto de parcerias com artistas ou outro tipo de criadores.

“Oferecemos uma seleção de coisas bonitas, duradouras, que contribuem para uma vida em família cada vez mais consciente e refletida.”

Fulana, Beltrana e Sicrana



A “Fulana, Beltrana e Sicrana” é a marca de Benedetta Maxia, que cria bonecos de pano personalizados e únicos feitos à mão.

“Cada boneca é única e feita com a combinação de tecidos vintage reutilizados.”

Bonecas Maria Feijão



As Bonecas Maria Feijão são feitas em pano e são da autoria da artista Patrícia Pedro Afonso, que vive no Porto.



Conhece uma marca que não está na lista? Entre em contacto connosco aqui.

Subscrever a Newsletter

Partilha:

2 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Falta aqui uma marca portuguesa que tem 20 anos!!! ERA UMA VEZ UM SONHO de Julieta Franco.
    https://www.facebook.com/eraumavezumsonho/
    https://www.eraumavezumsonho.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Rute, pela sugestão! Vamos acrescentar à lista.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.