Nesta semana, o UniPlanet falou com o PLANTA-ME, um projeto que quer criar uma floresta de todos nós.



Nesta semana, o UniPlanet falou com o PLANTA-ME, um projeto que quer criar uma floresta de todos nós.


UniPlanet (UP): Como nasceu o PLANTA-ME?

O PLANTA-ME nasceu de uma enorme vontade de agir no sentido de prevenir situações como as que ocorreram no Verão e início deste Outono. Ver a morte de pessoas, a destruição de casas, o desaparecimento de uma enorme área de floresta, com todos os efeitos que isso traz, é desesperante e deveria ser uma preocupação de todos.
Assim, acreditando que as nossas crianças são o nosso melhor futuro, criámos a campanha PLANTA-ME! para mudar a forma como lidamos com a floresta. O mote para a campanha é a sensibilização e educação ambiental, para uma maior responsabilização e proteção consciente das nossas florestas. A campanha consiste essencialmente em 5 passos que visam permitir um contacto direto com o semeio e cuidado de uma árvore até que esta possa ser plantada em área florestal. Espera-se que este vínculo possa permanecer após a plantação e que fomente um sentimento da floresta como bem comum.
O foco primordial são as escolas e outros espaços escolares, mas a campanha está aberta, e recetiva, a todos aqueles que quiserem participar.



UP: Como podemos participar?

O PLANTA-ME está estruturado em 5 passos:
  1. Aderir e divulgar: porque precisamos de todos!
  2. Consultar e planear: porque queremos uma floresta sustentada e para isso existem regras a cumprir. Disponibilizamos uma lista de espécies autóctones por zona do país, permitindo adequar a campanha ao local onde se pretende atuar.
  3. Semear ou opcionalmente comprar: em casa, na escola, em todo o lado! Enraizando a origem das nossas florestas, por um novo começo sustentado.
  4. Cuidar e proteger: porque as florestas também precisam de ser cuidadas, protegidas. A vinculação e consciencialização espera-se neste passo. Paralelamente, pretendemos que sejam organizadas outras ações e programas de sensibilização relacionados com a temática da floresta.
  5. (Re)plantar: juntar as plantas de cada um, numa floresta comum, de Todos Nós!

Criança a plantar


UP: Precisam do apoio de engenheiros florestais ou agrónomos. Querem deixar o convite? Existe mais alguma área na qual precisem de ajuda?

O PLANTA-ME necessita da ajuda de todos! É uma campanha para as pessoas, as famílias, as crianças. Por esta razão, o seu sucesso depende do empenhamento e envolvimento daqueles que acreditam na sua missão. Assim, gostaríamos de vos convidar a divulgar e participar no PLANTA-ME, dar a conhecer a amigos e familiares, sugerir na escola dos vossos filhos, para que a comunicação se torne mais eficaz. Só assim conseguiremos criar uma Floresta de Todos Nós!
Adicionalmente, estamos muito recetivos a sugestões, apoio técnico e contactos que possam ajudar a operacionalizar a campanha, entre eles engenheiros florestais que nos queiram apoiar, proprietários com terrenos para plantação e fornecedores de material florestal.



UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre o projeto PLANTA-ME?

O PLANTA-ME tem uma página nas redes sociais (fb.me/planta.me.hoje) onde poderão encontrar toda a informação que necessitam. Adicionalmente poderão contactar diretamente a equipa da campanha através do e-mail: plantame.hoje@gmail.com.

Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.