Nesta semana, o UniPlanet falou com a artista Margarida Girão que nos deu a conhecer o seu trabalho de colagem.



Nesta semana, o UniPlanet falou com a artista Margarida Girão que nos deu a conhecer o seu trabalho de colagem, uma forma de se dar asas à imaginação e de se dar uma vida nova às revistas que já não vamos ler mais.


UniPlanet (UP): É artista visual, designer, ilustradora e muito mais. Quando nasceu a sua paixão pela colagem?

Aos 11 anos comecei a cortar imagens de revistas e jornais - não recordo como e nem porquê, mas este foi o primeiro momento da minha história. Marcou o início da minha carreira: criar histórias visuais.
Estava a comunicar os meus pensamentos e emoções através da colagem, distante de saber que o que fazia tinha esse nome técnico. Sabia sim que tinha encontrado a fórmula mágica de superar o tédio - a minha infância e adolescência foram vividas numa vila no centro de Portugal. Bem no interior.






UP: No seu site, diz-nos que a colagem, para além de estimular a criatividade, também reduz o stress e a ansiedade. Quer explicar-nos melhor?

Só dei conta desses benefícios com os meus workshops de colagem. Os participantes estão completamente concentrados no trabalho manual que estão a realizar. Abstraem-se de outros assuntos.
Mas não é só a questão do stress, a alegria e satisfação quando terminam a composição visual é tão bonita de se observar!






UP: O que acontece normalmente durante um workshop de colagem orientado por si?

São três horas divertidas, diferentes do quotidiano e cada participante sai do workshop com uma peça de arte criada por si.
Todo o material é oferecido, e há sempre um tema ou uma atividade pré-definida, por exemplo, ilustrar um retrato.



UP: Que materiais precisamos de levar para estes workshops?

Nada. Até o lanche é oferta, mas raros são os que interrompem a atividade para comer. De qualquer maneira, eu obrigo-os a beberem algo pelo menos :)
Acho o máximo todo este empenho da parte deles!






UP: Para terminar, quando vão decorrer os próximos wokshops e onde podemos encontrar mais informação sobre o seu trabalho?

No meu site www.margaridagirao.com encontram toda a informação, ou seguindo qualquer uma das minhas redes sociais.
Datas dos próximos workshops:

28 Outubro - Tema: Viajar
11 Novembro - Tema: Donald Trump
18 Novembro, Organii LX Factory, Lisboa
25 Novembro - Tema: Mindfulness
2 Dezembro, Organii LX Factory, Lisboa





Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.