A bolota pode ser usada para confecionar pão, sobremesas, bolos, bolachas, sopas, cremes de barrar, patês, café, leite, licores e cerveja.

Bolotas

A bolota é o fruto da azinheira, do carvalho e do sobreiro. É rica em fibra e proteína e tem a capacidade de promover o crescimento de bactérias benéficas para os microorganismos da flora intestinal. A bolota pode ser usada para confecionar pão, sobremesas, bolos, bolachas, sopas, cremes de barrar, patês, “café”, “leite”, licores e cerveja. O “café” deriva de um processo de torra, mas não tem cafeína.

Outubro é o mês da bolota, sendo a de azinheira mais agradável do que a de sobreiro. As bolotas possuem taninos, que lhe dão um gosto amargo, existindo alguns processos que permitem reduzir a concentração destes, como a cozedura.

De acordo com um estudo da Católica do Porto de 2015, 55% das bolotas que existem em Portugal, principalmente no Norte e no Alentejo, são desperdiçadas.
No passado, a bolota era parte da alimentação e houve um tempo em que era considerada o alimento dos homens invencíveis.

A Bolota: o Alimento dos Homens Invencíveis



Pão de Bolota



Bolachas de Bolota e receita de farinha de bolota (vídeo em inglês)



Sopa de bolota


Foto do livro "Sopa, Sim!"
Veja a receita aqui

Leite de Bolota (vídeo em inglês)



Azevias de bolota


Veja a receita aqui

"Café" de Bolota


Veja a receita aqui

Pão de Bolota


Veja a receita aqui

Várias receitas com bolota


Subscrever a Newsletter

Partilha:

1 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Já comi azevias de bolota que são otimas :).
    Neste feriado fui até a um dos parques de Monsanto com os miúdos e apanhamos 2kg de bolota.
    Agora vou experimentar uma destas receitas :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.