A REN (Redes Energéticas Nacionais) quer construir um gasoduto ao longo da região do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.

Douro

A REN (Redes Energéticas Nacionais) quer construir um gasoduto ao longo da região do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO, que atravessará os municípios de Celorico da Beira, Vilar de Frades e Bragança. O objetivo do gasoduto é ligar a rede nacional de gás à rede espanhola.

O ICOMOS-Portugal, que representa o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, criticou este plano e recordou que o governo, tal como aconteceu com a barragem do Vale do Tua, não consultou a UNESCO.

O ministro do Ambiente assegurou que o projeto está a ser "avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente" e que vai ser "alvo da decisão de técnicos".

A obra prevê a construção de um canal para instalar tubos com 70 cm de diâmetro e a definição de corredores de servidão com 20 m de largura, numa extensão próxima dos 160 km, o que implicará danos na paisagem.

Foto: Aires Almeida

Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.