Os estereótipos de género aparecem cedo.

Desenho de um bombeiro

Os estereótipos de género aparecem cedo, algo que se verificou quando os alunos de uma escola no Reino Unido, com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos, desenharam três profissões: bombeiro, cirurgião e piloto da Força Aérea.

O resultado?

Quase todos os desenhos representavam homens com nomes como Gary ou Simon e uma criança explicou que no desenho estava um homem grande e forte.
No final, quando as crianças conheceram pessoalmente três destes profissionais, ficaram admiradas, pois não correspondiam à imagem que tinham nas suas mentes.

O vídeo foi feito pela associação “Inspiring the Future”, que procura levar às escolas profissionais do sexo feminino para falarem das suas carreiras, de forma a acabarem com muitos destes estereótipos.



Subscrever a Newsletter

Partilha:

2 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Isto fez-me lembrar que no terceiro ano tivemos de desenhar profissões e quase todas foram representadas pelo sexo masculino. Eu escolhi futebolista e desenhei uma mulher, muahahah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mel,
      Provavelmente, se pedissem para desenhar um enfermeiro (uma profissão que durante muito tempo era exercida apenas por mulheres) desenhariam também um homem...
      Um abraço

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.