Cedar Rapids, uma cidade do estado de Iowa, está a preparar 405 hectares para ajudar as borboletas e abelhas e outros polinizadores da cidade.

abelhão

Cedar Rapids, uma cidade do estado norte-americano do Iowa, está a preparar os primeiros 76 hectares de terreno público sem utilização para os converter num habitat com 46 espécies de plantas silvestres e sem pesticidas para as suas borboletas e abelhas.

O objetivo final da "Iniciativa dos Polinizadores" é criar um habitat com 1000 acres (405 hectares) para ajudar as populações destes animais.

“Queremos ser líderes nacionais no esforço para criar comunidades mais sustentáveis”, declarou Daniel Gibbins, autoridade de supervisão dos Parques de Cedar Rapids, adicionando que a iniciativa, para além de criar um habitat decisivo para os polinizadores, também dará à cidade um conjunto de “espaços verdes agradáveis” para benefício dos seus habitantes e das aves, mamíferos e outras espécies nativas.

Até agora, já foram marcados mais de 160 hectares para conversão, que incluem campos de golfe e beiras de estrada, entre outros. Para alcançar o seu objetivo final, Cedar Rapids está a trabalhar em conjunto com a cidade vizinha, Marion, e o Condado de Linn. Eventualmente, espera-se que o projeto seja alargado, de forma a incluir 4050 hectares em todo o condado.

Nas últimas décadas tem-se verificado um declínio acentuado nas populações de abelhas em todo o mundo. Por trás do seu desaparecimento está um conjunto de fatores, que incluem a exposição a pesticidas, a perda de habitat, doenças e parasitas e a má gestão das abelhas usadas na agricultura.

Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.