A Yanura é uma marca vegan portuguesa de sapatos, carteiras e acessórios que utiliza como matéria-prima principal a cortiça.



A Yanura é uma marca vegan portuguesa de sapatos, carteiras e acessórios, que utiliza como matéria-prima principal o tecido de cortiça.

O UniPlanet falou com Joana Rocha, a criadora da Yanura, para conhecer melhor este projeto.


UniPlanet (UP): Olá Joana e obrigado por aceitar o nosso convite para esta entrevista! Queremos saber um pouco mais sobre a história da Yanura. O que inspirou a sua criação?

Antes de mais, agradeço o vosso interesse pela Yanura. Muito obrigada.
Como Designer de Moda, sempre tive um forte desejo de iniciar um projeto meu, que seguisse a estética e os valores com os quais me identifico.
Depois de uma intensa experiência profissional pela Tailândia, e fruto do contacto com várias marcas com as quais trabalhava na criação e desenvolvimento de coleções de vestuário, ao saberem que eu era portuguesa, ficavam completamente extasiados a falar sobre a qualidade da nossa produção.
Decidi que queria regressar a Portugal, com a certeza que era o momento certo para seguir o meu sonho e agarrar o que de positivo o meu país tem.
Apesar da minha formação ser na área do vestuário, os meus primeiros desenhos e/ou projetos de infância eram sapatos. Era e sou, completamente apaixonada por calçado!
Decidi, seguir a minha voz interior. A partir daí, passo após passo, e depois de uma lufada de coragem, a Yanura nasceu.


UP: Porque foi a cortiça a matéria-prima eleita para o vosso calçado, carteiras e acessórios?

Na minha visão, criar a minha própria marca só fazia sentido se ela refletisse as minhas convicções. Para mim, uma marca deve aproveitar os recursos de onde é originária. Seja qual for o recurso, desde a mão-de-obra até à matéria-prima. E nós, em Portugal, temos esta maravilhosa matéria, tão versátil e cheia de textura: a cortiça!
Contudo, esta decisão teve os seus momentos de tensão interior. Estamos muito habituados aos produtos de cortiça natural… Mas a Yanura é tudo menos o paraíso dos “Nudes”… Eu não sentia grande atracão pelo que via, ou pelo que estava habituada a ver, eu queria cor. Uma explosão de cor!!
Quando descobri as imensas possibilidades de cores e padrões, fiquei em êxtase. O caminho estava traçado.



UP: Os sapatos da Yanura são vegans e aprovados pela PETA. Porque era importante para si criar uma linha de calçado cruelty-free (livre de crueldade)?

A Yanura é uma extensão de mim mesma. Ela reflete tudo aquilo em que acredito, e só assim faz sentido criar uma marca. Se eu não quero estar associada a qualquer tipo de exploração, a Yanura não podia seguir esse caminho.
Acredito e juntamento com a Yanura, lutamos para que o movimento Vegan cresça, ou que pelo menos, desperte as consciências dos humanos para com este holocausto animal.


UP: Qual é o artigo mais popular da Yanura? E qual é aquele pelo qual tem um carinho especial?

Sem dúvida que são os Sneakers Jane, quer como os mais vendidos, quer o produto pelo qual nutro um carinho especial.



UP: Onde vai buscar inspiração para criar os produtos da Yanura?

Como designer, durante muitos anos os estudos de macro e micro tendências eram grande parte da base do meu processo criativo. Houve um período em que essas análises me empolgavam imenso… Mas aos poucos fui-me sentido despersonalizada, moldada pela indústria e consequentemente, limitada. Estava saturada das regras.
A Yanura não tem coleção por estações e não segue tendências. Os meus produtos são concebidos de acordo com a minha estética, com o que sinto e na mensagem que quero passar no momento em que estou a criar.
A minha grande fonte de inspiração são sem dúvida as pessoas, a cultura/tradições, a natureza e a arte.


UP: Ainda se lembra dos primeiros sapatos que criou?

Retenho bem na memória a minha tentativa de fazer umas sandálias compensadas, inspirada na cultura musical dos anos 80. Achei que se usasse gesso para fazer o compensado que seria possível, pelo menos, andar com elas em casa. Erro, o peso era imenso e não passaram de uma experiência muito frustrante na altura.


UP: As sapatilhas Jane foram recentemente distinguidas pela revista norte-americana “Thrive Magazine”. Como tem sido o feedback no estrangeiro?

Tem sido muito positivo. 90% das nossas vendas são para países estrangeiros.


UP: Onde podemos encontrar os produtos da Yanura à venda?

Os nossos produtos são exclusivos e estão à venda na nossa loja online.
Vale a pena encomendar e esperar por os receber!


UP: O que se segue para a Yanura?

Estamos a acabar de aprovar novas amostras. Vêm aí surpresas. Fiquem atentos.


Contactos:

Yanura
Site da Yanura
Instagram

Subscrever a Newsletter

Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.