O Parlamento Europeu quer promover a utilização de biopesticidas.



O Parlamento Europeu quer promover a utilização de biopesticidas. A 15 de fevereiro, os eurodeputados aprovaram em plenário uma resolução que pede à Comissão Europeia medidas para acelerar o processo de avaliação, autorização e registo de pesticidas de baixo risco.

Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, cerca de 45% dos alimentos que consumimos contêm resíduos de pesticidas.
Até ao momento, só a utilização de substâncias, classificadas como alternativas de “baixo risco” foi aprovada na UE, conta o Jornal Económico.

Usamos demasiados pesticidas químicos que foram criados para matar seres vivos e que danificam a nossa saúde também”, disse o eurodeputado checo Pavel Poc (S&D) e co-relator da resolução.

“Estamos a falar de organismos, vírus, bactérias, nemátodos, que têm de passar por um processo de certificação que não é apenas longo, mas é também muito caro”, explicou o eurodeputado italiano Herbert Dorfmann (PPE).


Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.