Na Feira do Livro Dado, os livros parados lá em casa trocam de mãos e voltam a ser lidos.



Tem livros a mais em casa e não sabe o que fazer com eles? Gosta de livros, mas não tem dinheiro para os comprar? Eis que chegou a Feira do Livro Dado!
É isso mesmo, basta trazer um saco e os livros que quiser dar à Casa da Esquina, em Coimbra, no dia 12 de fevereiro, e levar os que quiser! Ora diga lá que não é uma boa ideia?

O UniPlanet falou com a Casa da Esquina para conhecer melhor este projeto.


UniPlanet (UP): Adoramos o vosso projeto da Feira do Livro Dado. Podem contar-nos como surgiu esta ideia?

Verificámos que todos nós tínhamos livros em casa que já não precisávamos e muitas vezes falta de espaço para adquirir outros que queríamos. Pensámos que seria interessante disponibilizar esses livros a outras pessoas. Como não temos condições para ter um espaço físico permanente dedicado à troca de livros decidimos que a troca se poderia realizar durante um só dia. E assim nasceu este evento.

Nesta segunda edição, já contamos com o apoio de algumas entidades que também participam cedendo edições próprias, é o caso do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, da Imprensa da Universidade de Coimbra e do Centro de Documentação 25 de Abril. Para além de todas as pessoas que passam para deixar os seus livros no dia da Feira. Na edição passada foram mais de 2 dezenas.


UP: Para quem nunca participou, como funciona?

O funcionamento é o mais simples possível. Durante um dia, entre as 10h00 e as 19h00 as pessoas poderão dirigir-se à Casa da Esquina e deixar os livros que já não querem. Esses livros são colocados na sala onde decorre o evento e ficam imediatamente disponíveis para serem levados por quem os queira.


UP: É obrigatório levarmos um livro para trocar?

Para participar não é obrigatório trazer livros. Quem quiser pode aparecer só para trazer ou só para levar. Só é necessário trazer um saco e poderá levar o que quiser.
Na feira passada houve quem levasse para casa coleções inteiras de livros.





UP: Que outros projetos podemos encontrar na Casa da Esquina?

A Casa da Esquina é um espaço cultural onde se cruzam várias áreas disciplinares. Os projetos que aqui desenvolvemos vão do teatro e performance à ilustração e desenho, passando pelo cinema e pelas artes manuais.
Desenvolvemos trabalho nas áreas das economias alternativas através de projetos como o Mercado de Trocas para Crianças e Jovens, o primeiro mercado de economia solidária com recurso a moeda própria (o Jardim), um grupo de consumo Horta na Cidade, que promove os circuitos curtos de distribuição ligando produtores de agricultura biológica a consumidores. Alojamos também um projeto de economia solidária chamado Banco de Tempo, em que a moeda de troca é o tempo.


UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a Feira do Livro Dado e a Casa da Esquina?

No facebook da Casa da Esquina ou subscrevendo a nossa newsletter através do mail geral@casadaesquina.pt.


Vejam mais em Feira do Livro Dado
12 de fevereiro, 10h-19h
Rua Aires de Campos nº6, Coimbra
Contacto: 929090628


Subscrever a Newsletter

Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.