A BAZAR BAZAR é uma loja online de produtos e marcas eco-friendly para um estilo de vida mais saudável, mais sustentável, mais ético e mais simples.



A BAZAR BAZAR é uma loja online de produtos e marcas eco-friendly e inteligentes para um estilo de vida mais saudável, mais sustentável, mais ético, mais simples e mais feliz.
O UniPlanet falou com a Betty da BAZAR BAZAR, para conhecer melhor esta nova loja online.


UniPlanet (UP): A Bazar Bazar é uma loja online nova, que quer oferecer aos portugueses produtos mais sustentáveis e conscientes. Como surgiu a ideia de criar uma loja eco-friendly?

Eu acho que na verdade a ideia "aconteceu-nos"! O João (meu marido) também é designer e por motivos profissionais dele fomos morar para uma zona com menos alternativas do que estávamos habituados (antes circulávamos entre Lisboa e o Oeste) e por isso sentíamos sempre alguma frustração e insatisfação quando precisávamos de comprar alguma coisa, sobretudo porque não gostamos muito de shoppings ou da "cultura" das grandes marcas.

Quando fomos pais, esta frustração aumentou... Queríamos optar por produtos e brinquedos mais sustentáveis e inteligentes para o nosso filho e havia sempre imensa dificuldade em encontrar opções e sobretudo opções a preços razoáveis, andava sempre "pendurada" em lojas online estrangeiras (onde os consumidores já são muito conscientes e optam por marcas sustentáveis e fair trade) e pensava: mas porque é que não há isto cá? E pronto! Decidimos fazer nós...


UP: Quais os critérios mais importantes para a seleção das marcas para a Bazar Bazar?

O critério "sustentabilidade" manda sempre. E este critério é complexo porque olha para o produto de diferentes pontos de vista em simultâneo... As perguntas são várias: Onde, como e quem fabrica? Quais as matérias primas? É testado em animais? Qual a pegada ecológica? É seguro e certificado? Qual a relação qualidade/preço? É um produto honesto e verdadeiro? Tem função ecológica? Qual a durabilidade? - entre outras e não necessariamente por esta ordem.

E depois há o critério "design" que deve ser criativo, especial e funcional. Às vezes perguntam-nos porque não temos determinada marca que é muito gira e tal, e a resposta é muitas vezes: "porque é uma marca com parabenos" ou "é testada em animais" ou "é uma marca que não certifica o seu modo de fabricação" e por aí... Ainda não é fácil selecionar segundo estes princípios, mas queremos ser coerentes connosco e sobretudo com os nossos Clientes desde o produto até ao papel de embrulho.




UP: O que significa para si ser-se um consumidor consciente?

Eu acho que ser consciente não chega, o desafio é consumir segundo esse critério. Muitas pessoas são informadas (a nossa geração é bastante informada), mas em Portugal por alguma razão escolhem pouco, são pouco exigentes com o que compram e aceitam tudo o que as grandes marcas lhes vendem. Deviam perguntar à marca X: "sou vosso Cliente desde sempre, porque usam ingredientes sintéticos e considerados tóxicos no gel duche?" ou "porque só fabricam brinquedos de plástico e com tempo de vida curto?" e "como e onde fabricam isto para ser tão barato?"... Acho que é isto que é ser um consumidor consciente, alguém que quer saber exatamente em quê e a quem dá o seu dinheiro.
Se as pessoas começarem a fazer estas perguntas e decidirem comprar ou não em função da resposta, estarão a obrigar as grandes marcas a mudar o paradigma e por outro lado a dar uma oportunidade a quem cria e produz de forma sustentável.


UP: O que torna a Bazar Bazar diferente das outras lojas online?

A BAZAR BAZAR já é diferente pelo seu conceito "bazar eco-friendly", mas é ainda uma identidade que está a formar-se e vai receber novidades em breve... Mas enquanto loja online diria que é diferente porque procura sobretudo uma relação de proximidade e confiança: os nossos Clientes falam connosco e compram por telefone, por e-mail, Messenger, Chat do Facebook e Instagram, estamos abertos 24h, entregamos em 2 dias e tratamos as nossas encomendas de forma personalizada.




UP: Se só pudesse escolher 3 artigos da Bazar Bazar, quais seriam?

Em 1º lugar o copo menstrual OrganiCup (fabricado na Dinamarca), porque não só é um produto maravilhoso que torna a rotina menstrual mais cómoda e confortável, como também substitui um dos mais tóxicos e poluentes produtos de higiene feminina e que (estranhamente) muitas mulheres ainda ignoram.
Em 2º lugar os cosméticos Bio e recentemente certificados pela PETA da Avril (fabricados em França e Itália) a preços super acessíveis! Uso todos e gosto muito... Particularmente viciada no batom em lápis mate.
Em 3º lugar a "Mémé" Woody dos eco-friendly franceses: Les Jouets Libres que acho simplesmente adorável…


Vejam mais em:
BAZAR BAZAR
No Facebook
Contacto: 910593228


Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.