Vai decorrer dia 28 de janeiro, no Porto um desfile de moda ética. Não falte!



Vai decorrer dia 28 de janeiro, no Porto, um desfile de moda ética, organizado pela Porto pelos Animais. Figuras conhecidas da moda, e não só, vão desfilar com peças de vestuário, calçado e acessórios de marcas que usam alternativas sintéticas ao pelo e ao couro de animais.

O UniPlanet falou com a Porto pelos Animais para conhecer melhor este projeto.


UniPlanet (UP): Em primeiro lugar gostaríamos de vos dar os parabéns por esta iniciativa. Como surgiu a ideia para o Desfile de Moda com Ética?

Na realidade esta já é a segunda ação que realizamos com a temática do uso de peles e pelo de origem animal. A primeira foi em Janeiro de 2015. Se tiverem curiosidade podem dar uma vista de olhos na nossa página de facebook. Infelizmente, e por nos encontrarmos nesta época do ano, o uso de peles é frequente. O nosso objetivo é claramente sensibilizar as pessoas pelo lado positivo para uma moda mais ética e igualmente bonita e elegante, mostrando-lhes várias alternativas que podemos encontrar mesmo ao virar da esquina. É muito comum encontrarmos pelo e pele sintéticos, de qualidade e bastante mais em conta, não esquecendo claro a quantidade de vidas que estamos a salvar/poupar.


UP: O que são roupas éticas?

Consideramos roupas éticas aquelas que foram fabricadas sem qualquer tipo de exploração animal, falamos pois de roupa fabricada sem recurso a materiais de origem animal. Podemos dar o exemplo do couro sintético produzido através de poliuretano, cortiça, fibra de ananás e borracha de pneu; e também de pelo sintético que podemos obter através de acrílico, poliéster e fibra de cânhamo.


UP: Que marcas vão estar presentes no desfile?

As marcas que convidamos são a Elisa Baía, Fiu Criativo, Metamorfose-Hemp Shop, Nae, Najha e Sapato Verde cujas peças serão desfiladas ao som da música do DJ Ricci Ferdinand.





UP: Que conselhos têm para quem quiser começar a comprar vestuário, calçado e acessórios éticos?

Vestirmo-nos de forma ética nunca foi tão fácil. Temos hoje acesso a toda a informação através da internet, basta procurarmos nos sítios certos. A grande maioria das lojas têm sites onde podemos inclusive fazer compras online. De referir que a oferta nunca foi tão diversificada como agora, em termos de materiais, de qualidade e preço.


UP: Porque acham que não devemos perder o Desfile de Moda com Ética?

Acha mesmo que vamos revelar algum detalhe? Têm de aparecer pois este é um evento pioneiro no país e vai ser sem dúvida o desfile do ano :)


Vejam mais em Desfile de Moda com Ética.
Praça Carlos Alberto, Porto, 28 de janeiro, 17h30


Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.