Supermercado belga vai vender legumes da sua horta do telhado

Supermercado belga vai vender legumes da sua horta do telhado

7 de Novembro, 2016 0

Cesto com legumes

Um supermercado do grupo Delhaize na comuna de Ixelles, na Bélgica, planeia começar a vender vegetais cultivados numa horta e numa estufa no telhado do seu edifício, a partir do Verão de 2017.

No telhado, 320 m&sup2 do espaço serão dedicados ao cultivo de produtos agrícolas. Metade deste espaço será ocupado por uma estufa e, na outra metade, os legumes serão cultivados ao ar livre. A estufa será utilizada quando as condições meteorológicas não forem favoráveis ao cultivo ao ar livre.

Os vegetais do telhado da loja serão mais baratos do que os de agricultura biológica atualmente vendidos no supermercado, conta o Inhabitat. Embora estes legumes também possam ser considerados biológicos, não irão receber certificação, já que “não são cultivados diretamente em solo natural, mas antes num telhado”, diz o supermercado, que espera envolver a comunidade e escolas no projeto, através de visitas.

“Desenvolver vegetais saudáveis e de qualidade, com base em ciclos de curta duração, é um dos desafios da região de Bruxelas… Se todos abraçarem a ideia, como a Delhaize fez, atingiremos o nosso objetivo de conseguir 30% da produção de frutas e legumes através de agricultura urbana, muito antes de 2035, como está atualmente planeado”, declarou a ministra do Ambiente de Bruxelas, Céline Fremault.

Com o projeto, Delhaize será a primeira loja na Bélgica a cultivar os seus próprios vegetais no seu telhado. A cadeia de supermercados pretende avaliar como o projeto se vai desenrolar – a quantidade de vegetais produzidos, entre outros fatores – de modo a saber se poderá levar esta ideia a outras das suas lojas.

Hortas no telhado

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário