A brutalidade policial vista pelos olhos de uma criança, numa animação de Myriam Obin.



Elöise: a Pequena Sonhadora” é uma curta-metragem de Myriam Obin, realizada em 2015 para a sua licenciatura na Universidade de Concordia. A animação conta a história de uma menina que segue a sua irmã mais velha, sem o conhecimento desta, para um protesto e se perde entre os manifestantes mascarados. Quando a polícia surge em cena, o protesto perde o seu carácter pacífico…

“Queria fazer um filme que parecesse, de certa forma, um sonho, mostrando um protesto pacífico que é reprimido pelo regime no poder, mas do ponto de vista de um espectador neutro, Elöise”, explica a autora. “No principio, a multidão na cidade dá uma imagem de criação e ação, mas isto rapidamente se torna demasiado opressivo para a criança… A dada altura, com a tensão a continuar a crescer, quanto mais Elöise se sente sem poder, mais pequena ela se torna. A pior parte é que ela não sabe se a sua irmã foi apanhada no conflito. Uma vez que Elöise não consegue reconhecer as pessoas [que estão mascaradas], qualquer uma poderia ser a sua irmã.”


Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.