3 apps na luta contra o desperdício alimentar, que permitem partilhar e comprar comida a preços reduzidos.



Criado na Finlândia em 2014, a app BuffetGO está disponível em oito países da Europa, nos EUA e no Canadá, e permite aos utilizadores comprar a comida que sobra dos buffets dos restaurantes a preços muito reduzidos – os descontos podem chegar a 85%.

Os utilizadores escrevem os seus códigos postais na aplicação ou no site para descobrirem os restaurantes, nas redondezas, que aderiram, encomendam uma refeição – em alguns casos, pagando apenas $1 por ela – e vão levantá-la a uma hora combinada, normalmente à hora de fechar. Depois de apresentarem o email com o recibo, podem encher uma embalagem de take-away com a comida do buffet. De acordo com a empresa, a app evita, todos os dias, que mais de 240 mil porções de comida sejam enviadas para o aterro.

O desperdício alimentar é um problema à escala global. Mais de um terço de toda a comida é desperdiçada ou perdida, anualmente, avisa a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Ao mesmo tempo, 1 em cada 14 famílias portuguesas não tem comida suficiente, segundo dados da Direcção Geral da Saúde.
Por cada refeição vendida através do BuffetGO, a empresa doa 20% do lucro ao Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, conta o Huffington Post.

A app Too Good To Go foi criada na Dinamarca, em 2015, e permite aos utilizadores adquirir a comida que não foi vendida dos restaurantes, cafés e padarias inscritos, a preços reduzidos, que podem chegar a 50% do valor original. A aplicação está disponível em 6 países.

Em Espanha, a app Yo No Desperdicio propõe a formação de uma rede de utilizadores que colaboram na redução do desperdício alimentar, partilhando a comida que não vão consumir. Os nossos excedentes de comida podem ser aproveitados e necessários para outras pessoas, lembram os autores desta aplicação, na qual as pessoas se registam para oferecer ou receber alimentos.

Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.