10 Flores que são Comestíveis

10 Flores que são Comestíveis

1 de Agosto, 2016 0

No prato, as flores dão cor, alegria e sabor. Conheça dez flores que pode adicionar aos seus pratos.

Capuchinha

A capuchinha (Tropaeolum majus), de cor vermelha, amarela ou laranja, tem um leve sabor picante. Esta flor é rica em betacaroteno e em vitamina C. Tanto as folhas como as flores, os botões e as sementes da capuchinha podem ser comidos. Em 2013, os cientistas da Universidade de Würzburg declararam-na como “planta medicinal do ano”.

Flor de curgete ou abobrinha

O tamanho e a forma da flor de curgete permite que seja recheada. Também é comum ser comida frita, panada ou em sopas.

Rosas

As pétalas das rosas podem ser cristalizadas ou cozidas e usadas em xaropes ou licores. No Oriente, alguns pratos são aromatizados com água de rosas e a tempura de pétalas de rosas é uma entrada oriental. Este ingrediente também é usado no fabrico do maçapão ou marzipã. A rosa de Jericó é usada em saladas e para escurecer o vinho.

Ervilha-de-Cheiro

As pétalas roxas, brancas, vermelhas ou azuis da ervilha-de-cheiro (Lathyrus) são um belo ingrediente para saladas.

Violetas

As violetas são usadas na culinária em forma cristalizada e na decoração de bolos e pudins. As pétalas têm um aroma suave e podem ser usadas em saladas e sopas. Na Itália são usadas na confeção de gelados.

Camomila

A camomila é usada para decorar saladas e pratos e mais comummente para fazer chás.

Dente-de-leão

O dente-de-leão é considerado muitas vezes como uma erva daninha. Pode ser comido tanto as folhas como as pétalas em saladas, sopas ou bem picadas podem ser barradas com manteiga no pão. Alguns Chefs fazem geleias e vinho a partir das flores do dente-de-leão. A sua raiz dá para fazer café.

Calêndula

A calêndula também é conhecida como o “açafrão dos pobres” pois antigamente era usada como corante na manteiga, queijo, no arroz, em sopas e em molhos. As suas pétalas, folhas e botões são comestíveis.

Flores do sabugueiro

Com as pequenas flores brancas do sabugueiro (Sambucus nigra) são feitos geleias, chás, xaropes, gelados e até vinho.

Amor-perfeito

As belas pétalas do amor-perfeito são comestíveis. Podem ser usadas em saladas, como decoração comestível em pratos, sobremesas, cristalizadas ou mesmo para embelezar cubos de gelo.

Fontes: DW e Sapo Lifestyle

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário