O tubarão-baleia foi classificado como “espécie ameaçada” pela IUCN na sua nova lista vermelha.

Tubarão-baleia

O tubarão-baleia aparece classificado como “ameaçado” na nova Lista Vermelha da IUCN.
A população de tubarões-baleia (Rhincodon typus) – o maior peixe do oceano – sofreu um declínio de mais de 50% nos últimos 75 anos. O facto de se moverem lentamente faz com que sejam mortos, recorrentemente, pelos propulsores dos barcos, para além de continuarem a ser pescados, propositada ou acidentalmente, por pescadores de países como a China e o Omã, apesar das tentativas que alguns países asiáticos, incluindo as Filipinas, a Índia e Taiwan, têm realizado para acabar com a pesca em grande escala destes animais.

A pesca não regulamentada também tem causado o rápido declínio da população de Eusphyra blochii, uma espécie de tubarão-martelo, que passa, assim, a também estar classificada como ameaçada.
Durante o Congresso Mundial de Conservação da IUCN, que terá lugar de 1 a 10 de setembro, será anunciada a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas atualizada, que incluirá a avaliação de muitas outras espécies.


Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.