A proposta de lei para o fim do abate nos canis municipais foi aprovada por unanimidade, hoje, dia 9 de junho, na Assembleia da República.

Cães num canil

A proposta de lei para o fim dos abates nos canis municipais foi aprovada por unanimidade, hoje, dia 9 de junho, na Assembleia da República.

O PAN considera que a aprovação do fim dos abates nos canis municipais constitui um momento histórico para a causa animal.




"É proibido o abate ou occisão de animais por motivos de sobrepopulação, de sobrelotação, de incapacidade económica ou outra que impeça a normal detenção pelo seu detentor, em Centros de Recolha Oficial de Animais, exceto por motivos que se prendam com o seu estado de saúde ou comportamento", lê-se no diploma aprovado.

O abate ou a eutanásia de animais, nos casos em que é permitida, deve "ser realizada por médico veterinário" devendo "a morte ser imediata, indolor e respeitando a dignidade do animal".

A lei entra em vigor 30 dias após a publicação e dá um prazo de 2 anos para que os Centros de Recolha Oficial de Animais estejam aptos a cumprir a proibição do abate de animais.

Segundo o diploma, os animais acolhidos nestes centros e que não sejam reclamados no prazo de 15 dias "presumem-se abandonados e são obrigatoriamente esterilizados e encaminhados para a adoção".

Partilha:

Comentários:

8 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Finalmente fez-se luz. O dinheiro gasto com as eutanásia que seja revertido para as esterilizações!Não precisamos de sofrimento e morte, precisamos é dizer "não" à propagação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Espero mesmo que seja uma lei para ficar e que adotem uma nova maneira de resolver o caso! Neste caso esterilizar:)

      Eliminar
    2. Exatamente!! É mesmo isso que é necessário. Chega dos Veterinários dos canis e afins usarem o material fornecido a eles, para o seu próprio benefício, em vez de ajudarem os animais que realmente precisam: os que estão nos canis. Os Veterinários levam é o material para os seus locais de trabalho, e os animais que realmente têm necessidade, ficam em estados lastimáveis. (Generalizando). Tem muito "falso" veterinário, ganancioso; só pensa em dinheiro e pouco veterinário que ama o que faz e que adoraria ajudar mais e que não tem posses para isso.

      Eliminar
  2. Ao menos podiam referir que a proposta aprovada foi elaborada pelo PCP.
    Já não era sem tempo!

    ResponderEliminar
  3. Ao menos podiam referir que a proposta aprovada foi elaborada pelo PCP.
    Já não era sem tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui o importante nao e fazer campanhas politicas e meter o pcp num pedestral, mas estamos aqui sim para falar dos animais e da sua protecao e bem estar.

      Eliminar
    2. Aqui o importante nao e fazer campanhas politicas e meter o pcp num pedestral, mas estamos aqui sim para falar dos animais e da sua protecao e bem estar.

      Eliminar
  4. Então porque raio metem o PAN num pedestal???

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.