A Universidade de Sidney estudou 230000 pessoas, durante 6 anos, para descobrir hábitos que podem encurtar as nossas vidas. Sabe quais são?

Pessoa deitada num sofá

Cientistas da Universidade de Sidney estudaram mais de 230 000 pessoas com 45 ou mais anos, durante um período de 6 anos, para descobrir os hábitos que podem encurtar as nossas vidas. A equipa elaborou uma lista com estes 6 “pecados mortais”.

Segundo a investigadora Dr.ª Melody Ding, “para examinar padrões específicos de comportamentos de risco no estilo de vida, foram criadas 96 variáveis – representando todas as possibilidades das combinações entre fumar, consumo excessivo de álcool, inatividade física, uma dieta desequilibrada, passar-se muito tempo sentado e dormir pouco ou muito tempo. Dormir pouco e dormir muito tempo foram separados em dois fatores de risco diferentes, uma vez que as suas associações com a mortalidade podem ser explicadas por mecanismos distintos.”

Esta análise investigou 4 fatores de risco já conhecidos e 2 novos, nomeadamente, estar-se muito tempo sentado e dormir-se demais.

Os 6 hábitos são:
  1. Consumo de álcool
  2. Dieta Desequilibrada
  3. Inatividade
  4. Fumar
  5. Estar sentado durante mais de 7 horas por dia
  6. Dormir mais do que 9 horas

Segundo esta investigação, uma pessoa que faça regularmente estas 6 coisas tem 5 vezes mais probabilidade de morrer, durante um período de 6 anos, do que alguém que siga um estilo de vida saudável.

Já há muitos anos que se ouve dizer que não dormir tempo suficiente é um fator de risco que pode causar problemas de saúde, por isso talvez seja um pouco surpreendente ouvir que dormir demais também pode ser perigoso. A chave, segundo os cientistas, é ter-se uma boa rotina de sono. Dois estudos da Universidade de Cambridge também alertaram para os riscos de se dormir demais e de se passar muito tempo sentado a ver televisão.

Fonte: Natural Society
Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.