Golfinhos a nadar no Tejo

Um grupo com cerca de 30 golfinhos foi avistado no rio Tejo pelos alunos da escola de vela “Terra Incógnita”, no passado sábado (2 de março).
No vídeo pode ver os golfinhos a brincar em redor dos barcos dos praticantes de vela. "É muito gratificante saber que marcamos as memórias destes miúdos para sempre de uma forma muito intensa", diz a legenda do vídeo publicado pela escola.
Normalmente os golfinhos entram nos estuários para procurar alimento.

A presença de golfinhos no estuário do Tejo era comum até meados do século passado, altura em que desapareceram devido ao aumento da poluição no rio. A presença das fábricas na zona de Sacavém, Alhandra e Vila Franca, na margem norte, e no Barreiro, na margem sul, assim como os estaleiros de Almada, contribuíram para tornar o estuário uma zona de elevada contaminação.



Fontes: Observador e DN
Partilha:

Comentários:

1 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Que bom :) felizmente a construção das etar que de esgotos domésticos, quer das indústrias tem melhorado substancialmente a qualidade da água. Eu quando era criança morei perto da baía do Seixal e quando a maré estava baixa era um cheiro horrível. Actualmente é uma área de lazer, mesmo quando a maré está baixa. Aliás, há poucos anos era destino dos flamingos, nada a ver com a realidade da minha infância.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.