Dugongo preso numa jaul submarina na Indonésia

Um grupo de mergulhadores ficou chocado ao encontrar dois dugongos presos dentro de jaulas submarinas, na ilha de Kokoya, na Indonésia.
O par de dugongos (aparentemente a progenitora e o seu filhote) estava preso em jaulas separadas, estando a mãe presa com uma corda na sua cauda. Tinham sido capturados por pescadores locais, possivelmente para servirem de atração para turistas.
“Ele pediu dinheiro se quiséssemos ver o dugongo ou tirar uma foto, disse Delon Lim, um dos mergulhadores.
“As cicatrizes e o ferimento na sua cauda eram profundos. Foi muito desolador”, contou Lim que suspeita que os animais estavam presos há várias semanas.
Os mergulhadores foram autorizados a entrar na jaula, onde tiraram fotos e fizeram um vídeo.
Tentaram convencer o pescador a libertá-los, informando-o de que os dugongos são uma espécie protegida e vulnerável. “Quando deixamos a ilha, o pescador concordou em libertá-los”, disse Lim. “Mas como não estávamos muito convencidos de que faria isso, publiquei o vídeo nas redes sociais”. Os outros mergulhadores também publicaram o vídeo.
Dentro de poucas horas, Lim foi contactado pelas autoridades locais de proteção da vida selvagem pedindo a localização das jaulas. No dia seguinte, as autoridades foram até ao local e libertaram-nos finalmente.



Fonte: Olhar Animal e The Dodo
Foto: Delon Lim
Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.