As Segundas sem carne são uma campanha mundial que incentiva quem não é vegetariano a evitar a carne e o peixe no primeiro dia da semana.

As 2as sem carne ou Segunda sem carne, no Brasil, fazem parte de uma campanha mundial que incentiva aqueles que não são vegetarianos ou vegans a evitar a carne e o peixe no primeiro dia da semana.

O slogan Meatless Monday (Segunda sem carne) é um velho slogan usado nos EUA durante a I Guerra Mundial, que apelava à privação da carne à segunda-feira, a par de outros racionamentos, num esforço para suportar as tropas norte-americanas e apoiar a Europa, faminta e destruída. Na época, cunharam-se moedas com este slogan, distribuíram-se folhetos e livros de receitas com menus alternativos. Em 2003, o lema renasceu em prol de uma vida mais saudável e em defesa do planeta. A cidade de Gent, na Bélgica, foi a primeira a aderir oficialmente ao ‘Dia Vegetariano’, seguindo-se São Francisco e outras localidades nos EUA.

Paul Mccartney e as filhas, Stella e Mary, são os rostos mais visíveis da campanha Meatless Mondays, às quais já aderiram Bryan Adams, Sheryl Crow, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey.


De seguida, apresentam-se 7 receitas vegetarianas (sem carne nem peixe, mas com ovos e lacticínios) ou vegans (sem qualquer ingrediente de origem animal):

1. Empadão vegetariano


Um empadão de batata com recheio de ricota, espinafres e alho francês.

2. Hambúrgueres vegans

Hambúrgueres feitos de soja.

3. Panquecas vegans coloridas

Panquecas de aveia, beterraba, couve ou cenoura. A receita do recheio pode ser vista aqui

4. Spätzle vegetariano

Um prato típico da culinária da Alemanha, Áustria e Hungria, numa versão vegetariana.

5. Strogonoff de palmito

Strogonoff de palmito e cogumelos.

6. Risoto italiano com courgettes recheadas

Courgettes recheadas com queijo cottage e tomatinhos, acompanhadas com um risoto italiano de arroz arbóreo, mozarela e castanhas-do-brasil.

7. Bifum vegan

Bifum (massa oriental feita de arroz) com salsa, ervilhas e cenoura picada.



Chefs como Jamie Oliver e Mario Batalire inventaram pratos sem carne e participaram no livro de Paul Mccartney “Meat Free Monday Cookbook”. O livro escrito em colaboração com as filhas, propõe um menu vegetariano completo para todas as segundas-feiras do ano, com receitas da família e contribuições de celebridades.

Em Portugal, Rui Reininho é uma das figuras públicas que apoiam a campanha 2as sem carne. Quando era criança, Reininho acompanhava a mãe e o padrinho no trabalho e diz que foi criado a visitar matadouros e feiras de gado. “Sei o que isso representa ainda nos meus pesadelos”, conta.
A atriz Sandra Cóias há muito que aplica os preceitos do vegetarianismo: “Não compreendo como o ser humano é capaz de criar e abater os animais de forma brutal. Mal tive a noção de que era possível viver sem os incluir na minha alimentação, decidi de imediato fazê-lo”.
O guitarrista Joel Xavier e o coreógrafo César Augusto Moniz são outros dos nomes que apoiam a iniciativa, dinamizada pelas Associações Vegetarianas portuguesas e pelo PAN, o partido pelos animais e pela natureza.

Fontes: The Huffington Post Brasil e Sol
Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.