Um dia Tara Button, enquanto olhava para a sua caçarola “Le Creuset”, pensou: vou ter esta caçarola para toda a minha vida, não seria bom se tudo na minha cozinha fosse assim? Comprava-se uma vez e nunca mais se tinha de comprar.”
O site de Tara "Buy Me Once" (Compra-me uma vez) foi criado no início de 2016 e pretende ser o lugar onde se vai procurar artigos que duram toda uma vida, desde talheres a roupa, de malas a brinquedos. Todos os artigos têm garantia vitalícia ou os fabricantes prometem que o artigo vá durar muitos anos, uma forma de se criar menos desperdício e de se poupar dinheiro a longo prazo.
Nos últimos 50 anos, deixamos de investir em produtos de qualidade para passarmos para o consumo excessivo de artigos produzidos em massa. Muitos dos produtos modernos seguem o conceito da obsolescência programada, ou seja, são criados para durar um período estabelecido.
Em março de 2015, entrou em vigor um novo decreto do governo da França que procura travar esta prática comercial e que faz parte de um movimento europeu contra a obsolescência programada.

Fonte: Telegraph



Veja um documentário sobre a Obsolescência programada aqui
Partilha:

Comentários:

1 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. ótima iniciativa!
    Uma forma pratica e até divertida de tratar uma questão essencial nos tempos atuais.
    Que bom que estamos avançando para além da discussão e novas iniciativas estão nascendo.
    E este documentário é ótimo!
    grata por compartilhar.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.