Uma empresa de reciclagem canadiana Knowaste, presente no Reino Unido, reciclou, entre 2011 e 2013, 12 000 toneladas de fraldas e outros produtos de higiene, por ano, e quer agora construir uma nova fábrica, em Hayes, que irá reciclar 36 000 toneladas. De acordo com a empresa, a fábrica deverá abrir em 2017.

Os resíduos (polpa de celulose, plásticos, polímeros) são transformados em: madeira plástica, telhas, novos materiais de absorção, solas de sapatos, baldes do lixo, etc.

O Reino Unido deita para o lixo 8 milhões de fraldas por dia, segundo a Knowaste, o equivalente a 4% de todo o lixo do país. Cerca de 97% dos produtos de higiene femininos e fraldas podem ser reciclados com este processo.
Em Portugal as fraldas descartáveis não são recicladas, sendo o seu destino final os aterros. Segundo um estudo da APA realizado em 2009, não existe ainda, em Portugal, um conhecimento técnico suficiente para uma abordagem sectorial e esta reciclagem não é considerada prioritária para a criação de um fluxo próprio para este tipo de resíduos.

Fonte: Pensamento Verde e O Meu Eco-Sistema

Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.