Este vídeo é um projeto sem fins lucrativos ou comerciais, que resulta de vários estudos realizados pela Box1824, uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.
Depois de nos levar numa viagem pela história do consumismo, que começa no fim do séc. XIX, o vídeo apresenta-nos uma solução, o Low Consumerism ou Lowsumerism - low (baixo) e consumerism (consumismo) – ou seja passarmos a um consumo consciente. Este projecto conta também que não é por comprarmos artigos com um “selo verde” (biológico, reciclável, eco-friendly, etc.) que já estamos a fazer toda a nossa parte; falta colocarmo-nos as seguintes questões:

Preciso realmente disto?
Consigo pagá-lo?
Estou a tentar afirmar-me com esta compra?
Sei a origem deste produto e para onde vai depois?
Será que não estou a ser iludido/a pela publicidade e pelo branding?
Esta compra prejudica o planeta?
Quantas destas compras conseguirá o planeta suportar?

Lowsumerism é sermos mais conscientes e consumirmos menos.
Há 3 atitudes simples que, juntas, vão ter grande impacto: pensarmos antes de comprar, procurarmos alternativas de menor impacto para os recursos naturais (como trocar, consertar ou fazer) e vivermos com aquilo que é realmente necessário.
“O consumismo é um comportamento ultrapassado, do qual mais tarde vamos ter vergonha”, afirma o vídeo.


Partilha:

Comentários:

2 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Este vídeo é muito interessante. Realmente é este o nosso problema enquanto humanidade, mas se por um lado cada vez temos mais consciência ambiental, cada vez consumimos mais e fazemos mais resíduos. É contra-senso. Acho que o problema é que se vende a ideia que a reciclagem é a solução para todos os males. Quando é apenas a última solução que devia ser adoptada.

    Na faculdade tive uma cadeira de Geografia do Comércio e do Consumo, bastante interessante, onde dissecámos alguns dos pressuposto do consumo que normalmente o cidadão comum nem pondera.

    Da minha parte tento consumir menos e de forma consciente, mas nem sempre é fácil. Mas acho que se todos tentássemos, já seria uma grande melhoria para o ambiente e para a sociedade.

    Sónia
    www.tantolixotantoluxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia,
      Obrigado pela visita!
      Precisamos de ensinar às gerações mais jovens um consumo mais responsável de forma a contrariar este modelo consumista cego...
      Um abraço,
      Mab

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.