Dois empreendedores britânicos criaram uma horta subterrânea num antigo abrigo da II Guerra Mundial, por baixo da estação de metro de Clapham North, em Londres. A quinta estende-se por 10 mil m², a 30 metros de profundidade, e produz, sobretudo, ervas exóticas e vegetais.
Richard Ballard e Steven Dring, os dois sócios do projeto, instalaram LED especiais e sistemas hidropónicos de cultivo, uma técnica de cultivo sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, livre de pesticidas. Os produtos são vendidos a restaurantes e supermercados britânicos, e têm o aval do chefe Michael Roux Jr, um dos parceiros do projeto.
Os abrigos de Clapham North começaram a ser construídos em 1942 e abriram ao público em 1944. Estão equipados com cozinhas, postos médicos e casas de banho, podendo acomodar cerca de 8000 pessoas – tendo chegado a abrigar 12000 pessoas, durante os bombardeamentos aéreos.
A marca de Ballard e Dring - Growing Underground - comercializa ervas exóticas, brotos, ervilhas, amaranto vermelho, mizuna, brócolos, cebolinha, alho, folha de mostarda, rabanetes, coentros e manjericão tailandês.

Fontes: Green Savers e TreeHugger






Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.