A associação Pais 21 lançou uma excelente campanha de sensibilização, com o slogan "Acredita, eu consigo". Os anúncios apresentam 10 casos de crianças e jovens, com trissomia 21, que mostram os seus hobbies, os seus estudos e profissões.

"Queremos com esta campanha, mais do que sensibilizar, mudar mentalidades, provocar no público e nas empresas a reflexão sobre a capacidade e a responsabilidade de cada agente económico e social gerar oportunidades para as pessoas com trissomia 21", explica Marcelina Souschek, um dos membros da associação Pais21.

Este ano, a associação quis focar-se sobretudo no tema da procura de trabalho, uma vez que as pessoas com trissomia 21 estão a enfrentar maiores dificuldades devido à crise económica.
Inserido na Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21), o grupo Pais 21 foi criado em 2009 e tem como objetivo "desmistificar a imagem das pessoas com esta doença e mostrar que são muito mais iguais que diferentes, têm grandes competências sociais, conseguem ser autónomas, ler, escrever e fazer desporto, ter uma profissão, ter uma vida", refere a entidade.
O dia mundial da trissomia 21 (21 de Março) é assinalado em Portugal desde 2008 e foi reconhecido pelas Nações Unidas em 2012. O dia 21 de março foi escolhido em alusão ao cromossoma adicional no par 21 que as pessoas com trissomia 21 têm.
Fonte: Lusa

Partilha:

Comentários:

1 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.