Salton Sea

No deserto do sul da Califórnia fica um dos lugares mais contaminados dos EUA, um antigo destino turístico que se transformou numa autêntica sopa tóxica – o Lago Salton.

O lago nasceu por acidente há cerca de 100 anos, quando criaram um canal de irrigação a partir do rio Colorado. Durante os dois anos seguintes o volume do rio desaguou no "Sink Salton" – um dos lugares mais baixos da Terra.

O novo lago tornou-se numa importante atracção turística, com balneários ao longo das suas margens. No entanto, ao servir de receptor ao escoamento agrícola, as águas deste lago tornaram-se cada vez mais tóxicas. Os produtos químicos agrícolas e a crescente sanilização provocaram a morte da vida marinha, os peixes e os pássaros morreram em grande série. A utilização do lago para actividades recreativas extinguiu-se e na década de 80 as suas cidades turísticas foram todas abandonadas.

Os esqueletos dessas estruturas ainda estão lá; cidades fantasmas incrustados no sal. Os funcionários da Califórnia reconhecem que, se não se intervir rapidamente, o lago poderá diminuir 60% do seu tamanho nos próximos 20 anos, expondo o solo contaminado com arsénico e outros produtos químicos cancerígenos aos ventos fortes. Caso a poeira se espalhe pelo ar, afectará grande parte do sul da Califórnia, criando uma verdadeira calamidade ambiental.

Peixes mortos no Salton Sea
Partilha:

Comentários:

2 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Lamentável!

    Os USA não estão inocentes e acabam por provar do seu próprio veneno.

    ResponderEliminar
  2. O que se passa nesse lugar, está a acontecer um pouco por todo o planeta. A população mundial esta a crescer assustadoramente, a água é a unica que temos e esta a esgotar-se, o homem já procura o ultimo recurso natural. Nós precisamos da natureza, a natureza não precisa de nós.
    Grato pelos temas bem elaborados e sensibilizadores.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.