Um programa da ARD, Plus-Minus, viajou até à Carélia, na Rússia, para inspeccionar as práticas florestais da IKEA e da sua filial e fornecedora de madeira, a Swedwood.

Como o documentário mostra, embora a IKEA seja certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), a Swedwood está a desflorestar zonas de florestas antigas (com mais de 200 anos) que segundo o próprio FSC são florestas de Alto Valor de Conservação.

Ao pedirem explicações a um dos reponsáveis pela certificação passada à Swedwood de Carélia, este recusou-se a prestar declarações.

Partilha:

Comentários:

7 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Sobre a IKEA, já não a tinha em grande conta pelo seu "princípio" totalmente insustentável de mobiliário descartável e de "moda"; por isso esta da desflorestação não me admira! A divulgar!

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela,
    Muito obrigado por partilhar!
    Encontrei um artigo na Sábado que mostra outros aspectos (discriminação, penas tiradas a animais vivos, etc.) que não aparecem neste documentário...

    ResponderEliminar
  3. Seria hipocrita pensar que o IKEA respeitava todas as leis em relação ás florestas. A quantidade de mobiliário vendida por eles é enorme, logo têm de ir buscar madeira a algum lado

    ResponderEliminar
  4. O que dizer? Estaremos no auge do pico do consumismo. Mas creio que iremos assistir a uma mudança pela positiva (ou pelo menos mais "interessante").
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá polittikus,
    Claro que uma empresa de móveis precisa de madeira, o que é estranho na história é o facto de estar a destruir florestas de Alto Valor de Conservação e ter ao mesmo tempo o selo do FSC sem precisar de cumprir os princípios desta certificação...

    ResponderEliminar
  6. Olá João,
    Muito obrigado pelo comentário!
    Com certeza, a mudança vem a caminho!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Estou em choque... a sério. Achava que a Ikea até se esforçava por ter boas práticas, a vários níveis.
    Enviei um email para ver o que me dizem.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.