Uma pesquisa realizada pela Universidade Southwestern, do Texas demonstrou que correr 3 vezes por semana é tão eficiente como o uso de antidepressivos.

Pela primeira vez, especialistas conseguiram demonstrar que a prática de actividades aeróbicas durante 30 minutos pelo menos 3 dias por semana reduz quase para metade os sintomas de uma depressão moderada. A descoberta é importante para os cerca de 150 milhões de pessoas que sofrem de depressão em todo o planeta.

O estudo analisou cerca de 70 participantes, dos 20 aos 45 anos, com sintomas moderados da doença, que foram repartidos em 4 grupos conforme a intensidade das actividades físicas realizadas.

As pessoas que praticaram actividades aeróbicas de 30 minutos, durante 3 a 5 dias por semana, sentiram uma diminuição de 47% dos seus sintomas depressivos. Aqueles que realizaram actividades de menor intensidade, 3 dias por semana, viram os seus sintomas diminuir em 30% e por fim, o grupo que praticou actividades de flexibilidade durante 15 a 20 minutos, sentiu uma redução de 29%.

Os resultados experimentados pelos participantes são semelhantes aos obtidos com o uso de medicamentos antidepressivos, explicam os autores do estudo.
O exercício físico proporciona assim um tratamento alternativo e tem a vantagem de não ter efeitos secundários negativos.

Fonte: Mundo das Tribos
Partilha:

Comentários:

4 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Olá...

    O que acho engraçado é a malta estar hoje em dia sempre há espera que venham uns cientistas dizer algo...

    Mas esqueçam uma coisa... Ginásios... para dar umas corridas ou marchas aceleradas não necessitam de se irem fechar num bloco de betão e vidro... caso contrário o stress apenas muda de causa! Somos animais de ar livre e de andar pela natureza (a pouca que resta nas cidades!) com luz, vento a bater nas faces e outras coisas e tais... e se forem como eu que não gosto muito de correr... andem de bicicleta... No mínimo dos mínimos, andar (sem ser a passear a passo de caracol!) já é uma forma de relaxe fabulosa!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, paga-se tanto dinheiro em ginásios quando correr e andar de bicicleta na Natureza é de graça e faz muito melhor à saúde!...

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que o desporto é o melhor antidepressivo, especialmente a natação devido a relaxar bastante.

    ResponderEliminar
  4. Sim, a natação é ainda melhor para relaxar!! :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.