Foto: Jenny Ross
Há muito que a fotografia é usada para documentar a vida selvagem e as mudanças provocadas pelo homem no mundo natural. No entanto, só recentemente se reconhece a categoria de "fotografia de conservação".

A fotografia de conservação tenta combinar a fotografia da Natureza com a abordagem pró-activa da fotografia documental para promover a preservação ambiental e cultural. A missão dos fotógrafos de conservação é traduzir a ciência da conservação em mensagens visuais apelativas que reconheçam a beleza e maravilha do mundo natural e os desafios que este enfrenta.



O documentário "Witness: Defining Conservation Photography Feature", realizado por Neil Ever Osborne, é um retrato contemporâneo do estilo emergente da fotografia de conservação, explorado através das vozes e imagens de alguns dos melhores comunicadores ambientais que trabalham hoje em dia. A conhecida antropóloga Jane Goodall, a presidente da Liga Internacional de Fotógrafos de Conservação (iLCP) Cristina Mittermeier, entre muitos outros, partilham, neste vídeo, reflexões sobre o poder da fotografia e o seu valor como uma ferramenta eficaz de conservação. A narrativa é acompanhada por impressionantes imagens de mais de 40 fotógrafos para ilustrar a convergência entre os reinos da conservação e da fotografia.




Partilha:

Comentários:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.