"The Mermaids' Tears: Oceans of Plastic" - "As Lágrimas das Sereias: Oceanos de Plástico" é um premiado documentário que ilustra os oceanos do mundo oprimidos pelo plástico, mostrando a "sopa de plástico" na qual os nossos mares se tornaram. Esta poluição está a afectar vários animais marinhos. Na Holanda, por exemplo, cientistas que estudavam o declínio, no país, de fulmares aves marinhas parecidas com gaivotas-argênteas descobriram plástico em 95% dos estômagos dos pássaros mortos; enquanto na Califórnia, EUA, baleias e golfinhos morreram em extrema agonia, com os seus aparelhos digestivos completamente bloqueados por resíduos de plástico.

A expressão "lágrimas de sereia" refere-se a pequenas esferas de plástico que lembram ovos de peixe (ou ainda menores do que estes) criadas pela degradação do plástico no mar ao longo dos anos.
Cada km2 do oceano contém, actualmente, uma média de 74 000 pedaços de plástico, e estas assim chamadas lágrimas de sereia são quase impossíveis de limpar.

Dirigido por Sandrine Feydel, este documentário mostra os efeitos destrutivos da poluição do plástico e recebeu vários prémios, incluindo o de Melhor Filme Ambiental no Festival de Praga e o Prémio da Televisão Pública Grega no Festival Internacional de Salónica 2010.
Partilha:

Comentários:

6 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. E não sei porque carga de água alguns pensam que é com dinheiro que se resolve o problema!

    ResponderEliminar
  2. Mabamiga(o?)

    Saber destas «coisas inqualificáveis» eu sabia; mas este post e este teu blogue são um verdadeiro murro no estômago! Muito obrigado. Como já escrevi noutro blogue ambientalista, estou entusiasmado.

    Tanto que vou criar na Minha Travessa um espaço tão regular quanto possível e para o qual aceito testículos (com x)rsrsrs de vocês que são especialistas no tema. Dez/quinze linhas. hantferreira@gmail.com

    Qjs = queijinhos = beijinhos e/ou abç

    NOTA ADICIONAL PARA VOZ A 0 DB - Então quando voltas lá pela Travessa?...

    ResponderEliminar
  3. gostaria que me disponibilize o link de outro site com o filme

    ResponderEliminar
  4. Olá Pedro,
    Obrigado pelo aviso!
    Já coloquei um novo vídeo.
    Um abraço,
    Mab

    ResponderEliminar
  5. Pois não Voz,
    faltam aulas de civismo...

    ResponderEliminar
  6. Olá Henrique,
    Obrigado pela visita e pela proposta.
    Um abraço,
    Mab

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.