Este sábado, 19 de Março, olhe pela sua janela e veja a maior Lua Cheia dos últimos 18 anos! A "super lua" será, à vista humana, cerca de 14% maior e 30% mais brilhante, do que o habitual.

"A última lua cheia tão grande e tão perto da Terra ocorreu em Março de 1993", disse Geoff Chester do Observatório Naval dos EUA em Washington DC.

As Luas Cheias variam de tamanho por causa da forma oval da sua órbita. A órbita da Lua em torno da Terra não é uma circunferência perfeita, mas sim uma elipse. Na sua máxima aproximação - o perigeu -, a lua parece maior e mais brilhante. Quando está mais longe - o apogeu -, parece menor e mais difusa.
A distância entre a Terra e a Lua será, este sábado, de 356 577 km, enquanto que a média dos perigeus costuma ser cerca de 360 mil km.

O que torna esta super Lua Cheia tão interessante e rara é o facto de ocorrer a menos de uma hora de distância do perigeu, "uma coincidência quase perfeita", segundo Geoff Chester. Em 2008, por exemplo, ocorreu uma Lua Cheia a quatro horas do perigeu.

Ao contrário do que afirmam algumas notícias que circulam pela internet, as "Super Luas" não provocam desastres naturais. A de Março de 1993, por exemplo, passou sem incidentes.
"As marés costumam ser mais fortes perto da lua cheia," explicou Gordon Johnston, director do programa planetário para a NASA. "Estas serão as marés mais fortes do mês, mas não serão muito diferentes das do ano passado."

Mas será que se nota a diferença? Dificilmente. No céu, sem pontos de referência para fornecer um sentido de escala, uma lua cheia pode parecer igual a outra qualquer.

No entanto, a melhor altura para observar a Lua será quando ela estiver próxima do horizonte. Por razões que ainda não são bem compreendidas por astrónomos e psicólogos, quando a Lua está perto do horizonte, alinhada com edifícios, árvores ou outros objetos e construções, parece-nos maior. Por isso aproveite a Lua do próximo sábado para ampliar ainda mais esta ilusão de óptica lunar!

Fonte: NASA

(Nota: No vídeo da NASA, acima, há uma troca de datas - onde aparece 1983 deveria aparecer 1993) 
Partilha:

Comentários:

1 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.