A frota japonesa nas águas da Antárctida suspendeu a caça à baleia, depois das investidas da organização de defesa do Ambiente Sea Shepherd e pondera a possibilidade de regressar a casa mais cedo do que o previsto.

A época de caça à baleia começou a 2 de Dezembro e deverá terminar em meados de Março.

Paul Watson, fundador canadiano da Sea Shepherd, recebeu com prudência a notícia. "Se for verdade, isso mostra que a nossa estratégia foi coroada de sucesso", comentou à AFP. Os activistas estão há várias semanas a acompanhar de perto a frota japonesa, de quatro navios e 180 pessoas, nas águas geladas da Antárctida. Um dos seus barcos estaria a bloquear a rampa por onde as baleias mortas são içadas para o navio fábrica. O objectivo geral dos ecologistas é atrapalhar a actividade dos navios baleeiros a fim de "maximizar as suas perdas financeiras" e "salvar o máximo de baleias". Até ao momento, Watson estima que tenham sido mortos não mais do que 30 animais.

Todos os anos, os navios japoneses caçam várias centenas de baleias na Antárctida, em nome da "investigação científica", prática tolerada pela Comissão Baleeira Internacional que, desde 1986, impõe uma moratória à caça comercial.

Em Junho, a Austrália dirigiu-se ao Tribunal Internacional de Justiça para tentar obrigar o Japão a pôr fim à caça à baleia, alegando que o arquipélago viola as suas "obrigações internacionais". Por seu lado, as autoridades japonesas afirmam que esta pesca faz parte da sua cultura.

As razões da decisão nipónica de suspender a caça, ainda não são claras. Segundo um activista da Greenpeace, Junichi Sato, o Japão suspendeu a campanha deste ano não por causa da Sea Shepherd, mas por causa dos "stocks" massivos de carne de baleia já acumulados.

Fonte: Ecosfera
Partilha:

Comentários:

6 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Maravilha! Heróis da Liberdade!

    Eu não acredito que este povo ignorante ainda caça as baleias! Meu Pai e Minha Mãe Divina!

    Virei fã da Sea Shepherd!!!
    Grato por este lindo e importante post!

    ResponderEliminar
  2. NOTA: Povo ignorante que disse, não quero me referir aos Japoneses e sim esta gente que caça baleias!

    ResponderEliminar
  3. Como apoiante efectivo deles, digo com orgulho que é esta a única organização para a qual contribuo financeiramente, não posso estar mais satisfeito pois este ano a operação "NO COMPROMISE" está a correr, até agora, maravilhosamente bem...

    ResponderEliminar
  4. Oi William,
    infelizmente, estes grandes e antigos seres do mar ainda não se conseguiram livrar do Homem como predador...

    ResponderEliminar
  5. Olá Voz,
    Sem dúvida que a Sea Sherpherd é uma Organização de enorme mérito!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.