O tamanho médio do cérebro humano diminuiu cerca de 10% o tamanho de uma bola de ténis ao longo dos últimos 30 000 anos. Pode parecer preocupante, mas os cientistas afirmam que não é caso para alarmar. De facto, o cérebro humano diminuiu com o aumento da densidade populacional.

"Ao surgirem sociedades complexas, o cérebro diminuiu porque as pessoas não precisavam de ser tão espertas para sobreviverem", disse David Geary, professor de Psicologia da Universidade de Missouri.

Mas esta diminuição não significa que os homens modernos são mais burros do que os seus antepassados tanto os Homens de Neandertal como os de Cro-Magnon tinham cérebros maiores , simplesmente que desenvolveram formas de inteligência diferentes e mais sofisticadas, de acordo com Brian Hare, professor assistente de Antropologia na Universidade de Duke.

Hare notou ainda que se pode observar o mesmo fenómeno nos animais domésticos em relação aos seus congéneres selvagens. Assim, embora os huskies possam ter cérebros menores do que os lobos, são mais espertos, flexíveis e sofisticados do que eles, pois podem compreender gestos comunicativos humanos, comportando-se de forma semelhante às crianças humanas.

Fonte: Discovery News
Partilha:

Comentários:

3 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Olá, gostaria de fazer uma parceria com o blog Minas Ambiente? O seu banner já se encontra lá! Parabéns pelo blog! Abraco!

    ResponderEliminar
  2. Olá Thiago,
    já adicionei o banner. Continuação do excelente trabalho!
    Um abraço,
    Mab

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.