A superfície do planeta cultivada com transgénicos aumentou 10% em 2010, atingindo os 148 milhões de hectares, revelou o relatório anual da organização internacional ISAAA (International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications).

Entre 2009 e 2010 foram plantados mais 14 milhões de hectares de OGM (organismos geneticamente modificados). “Este é o segundo maior aumento anual de sempre”, comentou em comunicado Clive James, autor do relatório anual da ISAAA.

Os EUA surgem como o país com maior superfície cultivada com transgénicos, com 66,8 milhões de hectares. Em segundo lugar aparece o Brasil (25,4 milhões) e depois a Argentina (22,9 milhões). A lista é composta ainda pela Índia (9,4 milhões), Canadá (8,8 milhões), China (3,5 milhões), Paraguai (2,6 milhões), Paquistão (2,4 milhões), África do Sul (2,2 milhões) e Uruguai (1,1 milhões).

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil registou o maior aumento anual, acrescentando 4 milhões de hectares durante 2010, ou seja, um aumento de 19%.

James salientou que “os países em desenvolvimento aumentaram em 48% as suas plantações de OGM em 2010 e vão ultrapassar em área as nações industrializadas até 2015”. A UE contraria a tendência de subida, com uma quebra ligeira no cultivo de transgénicos. Na Europa as culturas de OGM diminuiram 23% em relação a 2008.

Dos 15,4 milhões de agricultores de 29 países que, no ano passado, recorreram a esta tecnologia – para promover a resistência a doenças e a tolerância aos herbicidas -, 14,4 milhões são pequenos agricultores, especialmente na China e Índia.

Fonte: Ecosfera


Partilha:

Comentários:

4 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Bom dia!
    Fazendo algumas buscas na internet me deparei com seu blog e achei muito bacana.
    Gostaria de propor uma troca de links.
    Aguardo seu retorno para firmamos uma futura parceria. Meu e-mail é: jornalismo@bonitoweb.com.br

    Abraços

    Carla

    ResponderEliminar
  2. Oi Carla,
    qual é o seu blog?
    um abraço,
    Mab

    ResponderEliminar
  3. Mab

    Parabéns, o seu blogue está cada vez melhor, tenho de arranjar tempo para vir cá mais vezes.

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,
    Muito obrigado! É sempre bem-vinda :)
    O seu blog também continua Excelente!
    Um abraço,
    Mab

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.